2011 Ano Internacional da Química

O Ano de 2011 foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Química designado de forma abreviada por AIQ2011 ou IYC2011 (do Inglês, International Year of Chemistry).
Tendo como mote "Química - Nossa vida, Nosso futuro", o Ano Internacional da Química 2011 pretende celebrar as conquistas no mundo da Química e suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.
Os principais objectivos do Ano Internacional da Química 2011 visam estimular o reconhecimento público da Química como ciência fundamental para a satisfação das necessidades da sociedade moderna, o interesse da Química na população jovem e, ainda, gerar entusiasmo para um futuro cada vez mais criativo da Química.
O ano de 2011 coincidirá com o 100º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Química à Madame Marie Curie o que constitui uma excelente oportunidade para a promoção e celebração dos contributos da mulher para a Ciência. Em 2011, também irá ser comemorado o 100º aniversário de diversas Sociedades Internacionais de Ciências Químicas, onde se inclui a Sociedade Portuguesa de Química, proporcionando uma oportunidade para destacar as vantagens de colaboração científica internacional.
O Ano Internacional da Química é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada (do inglês, International Union of Pure and Applied Chemistry), e da UNESCO (do inglês, United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization). Envolve Sociedades de Química, Academias e Instituições mundiais.
Na região de Évora, o Centro de Química de Évora (CQE) e o Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (DQUI/ECTUE) têm previsto a realização de uma série de actividades comemorativas do AIQ2011 que podem ser consultadas na página Web dedicada ao evento: http://www.IYC2011.uevora.pt