A Química vista por ... Nuno Tenda



“Química, a ciência que lida com as propriedades, composição e estrutura das substâncias (definidas como elementos e compostos), as transformações pelas quais elas passam e a energia que é libertada ou absorvida durante esses processos.”
Tradução de autor de https://www.britannica.com/science/chemistry

Onde está a … Química?
Perguntemos aleatoriamente a uma pessoa “Onde está a …Química?”
Nem sempre a resposta surge rapidamente e tal como acontece nos livros do britânico Martin Handford, “Where's Wally”, temos algumas dificuldades em ver aquilo que está (constantemente) em frente dos nossos olhos. 





Produtos ou materiais sem “químicos” não existem. Tudo o que tocamos é matéria e, portanto, é um “produto químico”. Dos alimentos que ingerimos ao ar que respiramos, dos produtos de limpeza às nossas emoções, tudo é Química. 

Mas a palavra “Química” causa na sociedade sensações antagónicas!

A sensação de segurança na resposta da Química (e da ciência em geral) para resolver os problemas que surgem constantemente na sociedade e que nos permite evoluir.

E o medo dos “produtos químicos” vistos como os causadores de todas as desgraças associadas à nossa existência, normalmente associados a um incalculável número de doenças, da destruição ambiental às alterações climáticas e à destruição da camada de ozono.

Neste início de Séc XXI é tempo de deixar de alimentar o monstro que é a iliteracia científica muito comum na nossa sociedade no que respeita ao papel da ciência e da Química em particular.  
O desenvolvimento humano, social, tecnológico e ambiental do planeta está diretamente ligado à Química e isto, não é um problema. O problema que normalmente é associado aos “produtos químicos” é resultado da utilização errada e descontrolada dos recursos que a Química põe à disposição do ser humano.

E onde está a Química? Lidamos com ela quando acordamos todas as manhãs!
No espelho vemos o resultado de uma molécula que se chama ácido desoxirribonucleico (…o tal de 
ADN). O sequenciamento desse conjunto de moléculas a que chamamos ADN tem sido extremamente útil para identificar, diagnosticar e desenvolver tratamentos para doenças genéticas. Isto é Química!
Figura 1 - (Ver) Moléculas de adenina, timina, guanina e citosina (ADN)


E o resultado da libertação de oxitocina (peptídeo composto por nove aminoácidos de fórmula química C43H66N12O12S2) quando estamos perto “daquela pessoa”?  E que também ajuda no parto e na amamentação, que pode aliviar a dor física, ajuda a controlar o peso e a combater o stress e a depressão? Isto é Química!


Figura 2 - Molécula de oxitocina


E a respiração celular que transforma a glicose (C6H12O6) presente nos alimentos em energia, na forma de ATP (adenosina trifosfato), através da reação com o oxigénio (O2) que entra nos pulmões, num processo que se chama degradação oxidativa da glicose? Isto é Química!

E o equilíbrio ácido-base e o transporte de oxigénio às várias partes do corpo que é devido a uma proteína chamada hemoglobina que, devido a ter um catião Ferro (Fe2+) possibilita a ligação de moléculas de oxigénio formando o complexo chamado oxi-hemoglobina? Isto é Química!
E a bela cor verde que vemos nas plantas do jardim? Esta resulta de um composto chamado clorofila. E o mais interessante é que a sua estrutura é muito semelhante à estrutura de outra molécula pigmentada, a hemoglobina. A diferença é que a hemoglobina tem ferro (Fe2+) como o elemento nuclear da sua molécula e a clorofila tem magnésio (Mg2+). O comportamento e função da clorofila nas plantas é semelhante à que a hemoglobina tem no ser humano. Esta molécula (a clorofila) também ajuda à absorção de ferro pelo organismo humano e pode ser utilizada para o tratamento de alguns tipos de anemia além de ajudar as funções circulatórias, digestivas, respiratórias e imunológicas. Isto é Química!

Figura 3 - Comparação da estrutura da molécula de hemoglobina e a molécula de clorofila

 E o carro que nos leva a todo o lado devido a reações de combustão entre o oxigénio do ar e a mistura de compostos orgânicos que o constituem, principalmente o octano (C8H18)? Isto é Química!
A Química é o nosso “Wally” que, aparentemente escondida dos olhares menos atentos, trabalha incessantemente tentando equilibrar a relação entre o ser humano e o meio que o rodeia. 
Onde está a Química?  …está presente em todo o lado!

Nuno Tenda
Licenciado em Física e Química (Ramo de Física) pela Universidade de Évora
Professor dos Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária de Palmela
AF@QV

Sem comentários:

Enviar um comentário