A Química vista por ... Luís Curado

A Química está presente diariamente na nossa vida. A Química é uma ciência fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade e também para atingirmos um caminho cada vez mais sustentável, e por conseguinte para uma melhor qualidade de vida estando presente em tudo aquilo que nos rodeia.

Está presente nos objetos de plástico e de borracha que vezes sem conta utilizamos diariamente, nas fibras artificiais das nossas roupas, nos combustíveis dos automóveis e em muitos materiais que facilitam a nossa vida.

Já desde a antiguidade que os químicos procuram obter substâncias naturais que, como os minerais, é preciso extrair da forma mais adequada. Atualmente, dedicam-se cada vez mais à pesquisa de substâncias novas, estudadas propositadamente para que tenham determinadas características. É o caso dos pesticidas, dos plásticos, dos vernizes, dos tecidos sintéticos, dos medicamentos e de novos materiais com qualidades excecionais, como as fibras óticas, que ampliam enormemente as possibilidades de comunicações, ou os materiais para a industria espacial, mais leves do que o alumínio e mais resistentes que o aço.

A Química é responsável por grandes avanços em diversas áreas da sociedade atual, trazendo várias vantagens mas também desvantagens, na minha opinião, maioritariamente vantagens.

Muitas vezes a Química é associada, de forma negativa, a grandes desastres ecológicos, industriais, a grandes pandemias, etc.
Evidencia desvantagens tais como diversos produtos químicos produzidos, quando não utilizados de forma devida, causarem malefícios como a poluição de rios, solos, florestas e da atmosfera.
É muito importante relembrar que algumas das desvantagens apontadas à química, resultam da pouca educação ambiental existente.

Traz-nos vantagens quando falamos nos benefícios da evolução da importância na saúde, Aqui a Química apresenta vantagens desde as análises químicas à Imagiologia, na conceção de medicamentos e vacinas.
Na indústria farmacêutica permite estudar as propriedades dos produtos utilizados na manufatura de medicamentos e sua aplicação específica para combater determinada doença ou infeção.
Na alimentação produzindo e aperfeiçoando novos alimentos.
Vantagens na produção de inseticidas que permitem melhores plantações, na manipulação de sementes rentabilizando a exploração agrícola.
Na agricultura, a Química apresenta imensas vantagens uma vez que permite produzir adubos que vão fertilizar os solos e pesticidas que permitem o crescimento rápido e saudável das plantas.

A Química como ciência procura minimizar a poluição, obter produtos de reações químicas menos tóxicos ou obter o mínimo de produtos secundários possíveis.

Sem a Química não tínhamos praticamente nada do que temos hoje, logo necessitamos ser mais racionais e não falar mal da Química e dar-lhe o devido valor como ciência.
Na realidade a química rodeia-nos.

Assim, a Química é uma ciência fantástica com inúmeras vantagens, ajudando-nos imenso no dia-a-dia e, simultaneamente, é algo indispensável na nossa vida e sem a qual não somos capazes de viver. No entanto se a utilizarmos de uma forma errada, e descuidada, pode tornar-se altamente perigosa.

Luís Curado
Docente do quadro do Agrupamento de Escolas de Redondo, do grupo disciplinar 510
AF@QV

Sem comentários:

Enviar um comentário