A Química vista por… Vera Rebola

Por onde quer que olhemos a Química está presente. Está presente em produtos tão simples como a escova e a pasta de dentes, alimentos processados como o iogurte e a cerveja, em todos os plásticos que usamos, ligas metálicas, roupas, vidros, papel. Encontramo-la nos telemóveis, nos plasmas, nos carros, no cinema, nos materiais de construção das casas, nos medicamentos, …

Muitas substâncias químicas são comuns no nosso dia-a-dia, por exemplo:
Acetona (propanona); Sal de cozinha (cloreto de sódio); Água oxigenada (peróxido de hidrogênio); Álcool (etanol); Formol (metanal); Soda cáustica (hidróxido de sódio); Ácido acético (componente do vinagre), etc.

Até o ar que respiramos tem componentes químicos que nos permitem sobreviver. A Química é a ciência da criação e da transformação.

As principais vantagens da química são: a inovação, o avanço da medicina e da farmacêutica, a elaboração de materiais sintéticos diversificados com inúmeras utilizações, etc. Podemos dizer que a Química é a heroína da tecnologia eletrónica pelas várias descobertas realizadas nesta área.

Outro enfoque da Química é criar novos processos e materiais químicos que fornecerão uma energia alternativa para substituir os combustíveis fósseis que irão esgotar-se num futuro próximo.

No entanto, esta ciência tem tido uma conotação negativa, quando falamos em produtos químicos ou substâncias químicas ficamos todos alarmados porque associamos a algo aterrador… E o pior é que muitas vezes é a televisão e a publicidade que transmitem esta ideia errada influenciando a opinião coletiva.

É notório que a Química também nos apresenta desvantagens como a química nuclear, a má utilização da bioquímica, o uso excessivo de herbicidas, etc. Porém, muitos erros e acidentes industriais cometidos no passado têm servido para modificar utilizações e para evitar que voltem a acontecer e a colocar em risco a vida (humana e não-humana).

Na minha opinião não devemos temer a Química, devemos sim sensibilizar e apelar ao bom senso da sua utilização e aplicação. Como qualquer ciência tem vantagens e desvantagens, algumas já enumeradas, e tudo tem a ver com o uso correto e com as quantidades de substâncias utilizadas.

Então qual é o caminho a seguir no que diz respeito à Química?
Vários investigadores têm vindo a construir o conceito de Química Verde que pretende o desenvolvimento de produtos químicos e processos que procuram a redução ou eliminação do uso e da criação de substâncias perigosas. O objetivo principal é reduzir a poluição e encontrar soluções alternativas, renováveis e limpas.

Todos queremos viver num mundo mais sustentável, para se conseguir essa finalidade é urgente uma utilização consciente dos recursos do planeta, unindo esforços na sua rentabilização e valorizando a Química Verde como uma solução para a redução dos problemas ambientais.

Juntos podemos fazer a diferença e o desafio atual é educar crianças e jovens nesta consciencialização da importância desta ciência enquanto motor de mudança, o mais importante é que seja utilizada com ética, humanismo e discernimento.


Vera Rebola
Licenciada em Educação de Infância/ Universidade de Évora
Estudante da Pós-Graduação Ambiente, Sustentabilidade e Educação/e-learning/Universidade de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário