A Química vista por ... Maria Índias


QUÍMICA – Tudo se CRIA

A Química como ciência e as suas aplicações em áreas específicas como na química da vida, química medicinal, química computacional, entre tantas outras, não é mais do que a demonstração de uma longa viagem de muitos homens e mulheres criadores de arte, arte científica.
A História revela-nos o itinerário da Química como ciência e da correlação com as grandes revoluções (mecanização da energia a vapor, eletrificação), tal como agora na grande revolução que todos estamos a viver a Revolução da Informação.
Se à Revolução da Informação estão associadas modificações estruturais em todos os domínios com reflexos significativos na vida dos povos, estando a alterar, radicalmente, a forma de estar em sociedade, penso que a utilização da Química também está a mudar, em muito, o seu paradigma.
Frequentemente é atribuída à Química os malefícios da poluição, quando é dela que se espera as respostas para soluções para a minimizar, malefícios na alimentação, quando tudo ao nosso redor é produto químico, o malefício da energia nuclear, quando se tem na Química a esperança de produção de energia “limpa”. Muitos outros exemplos poderia aqui dar sobre os malefícios da Química. A análise simples em Química “boa ou má” reflete que existe na sociedade uma certa iliteracia científica.
A Educação tem um papel preponderante para que o Homem, nas sua modificações fundamentais de estilo de vida e comportamentos o faça de forma sustentável, respeitando, não só os seus pares como tudo o que o rodeia.
O desenvolvimento da Tecnociência é ambivalente, sempre foi ambivalente, para o melhor e para o pior.
Mais uma vez reforço a importância da Educação que tem que ter  em conta as incertezas em que vivemos. A evolução acelerada da tecnologia, das teorias científicas, dos saberes, provocam uma alteração nos Valores que a sociedade pode não estar devidamente preparada. É preciso aprender/ensinar a enfrentar as incertezas. A escola de hoje é demasiada exigente. Nesta vida acelerada temos que parar para podermos pensar o que fazer pelos nossos jovens, também ele acelerados pelas tecnologias a que tem acesso.
Neste boom científico a Química tem um lugar de destaque, sendo fundamental que aos não-cientistas cheguem as informações corretas, de forma eficaz e eficiente para que não se caia em erros como os malefícios da Química. Refiro, assim a importância da divulgação científica. Existe um fosso entre a comunidade científica e a não-científica , entre a universidade e a escola,  que pode contribuir para a falta generalizada de literacia científica.
A divulgação científica e a Educação das Ciências podem favorecer  uma cultura de ciência, promovendo cidadãos com espírito crítico, participativos, inovadores e criativos.
Química é criar. Criar é arte.
A forma como o químico pode manipular a estrutura dos materiais a nível molecular, atómico e eletrónico, permitindo desenvolver e fabricar em laboratório materiais criados pela natureza, criar novos materiais e produtos é a expressão artística da sua capacidade inventiva.
Não consigo terminar sem transcrever um texto escrito por Jean-Marie Lehn:
Para o químico, os céus estão completamente abertos, porque é uma ciência e é também uma arte: pela beleza do seu objeto, claro, mas também pela sua essência, pela sua capacidade de inventar o futuro e de se recriar indefinidamente.”


Maria Margarida Rico Índias
Licenciatura em Ensino de Física e Química da Universidade de Évora
Docente do quadro do Agrupamento de Escolas de Arraiolos
AF@QV




Sem comentários:

Enviar um comentário