O Ibuprofeno: Um fármaco com sucesso


O Ibuprofeno é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (do sub-grupo químico dos derivados do ácido propanóico), fármacos que têm em comum a capacidade de combater a inflamação, a dor e a febre. Tal como os outros anti-inflamatórios não esteróides actua inibindo a produção de prostaglandinas, substâncias químicas produzidas pelo corpo que causam inflamação e contribuem para a percepção de dor pelo cérebro. Reduz também a febre ao bloquear a síntese de prostaglandinas no hipotálamo, uma estrutura do cérebro responsável pela regulação da temperatura do corpo. O Ibuprofeno tem ainda propriedades anticoagulantes, diminuindo a formação de coágulos sanguíneos. Juntamente com o Ácido Acetilsalícilico (princípio activo da Aspirina e de outros medicamentos) e o Paracetamol (princípio activo do Ben-U-Ron, Tylenol e de outros medicamentos), o Ibuprofeno faz parte da lista de fármacos essenciais da Organização Mundial de Saúde.
Embora o Ácido Acetilsalicílico seja o fármaco anti-inflamatório não esteróide mais usado e aquele com o qual todos os demais agentes anti-inflamatórios são comparados, cerca de 15% dos pacientes apresentam intolerância a este fármaco. A procura de fármacos alternativos ao Ácido Acetilsalícilico com maior actividade anti-inflamatória, menor irritação gástrica, ou ainda de acção mais longa, diminuindo a dose diária administrada, levou ao desenvolvimento do Ibuprofeno.
Quimicamente, o Ibuprofeno é um pó branco, com um leve odor característico. Este fármaco é praticamente insolúvel em água, mas já é solúvel em soluções aquosas diluídas de hidróxidos alcalinos e de carbonatos, e também em alguns solventes orgânicos como a acetona, o álcool etílico, o éter, o diclorometano e o clorofórmio.
O Ibuprofeno foi sintetizado pela primeira vez em Dezembro de 1961 no Reino Unido, pelo Dr. Stewart Adams e seus colegas John Nicholson e Colin Burrows. Nesse mesmo ano, este fármaco foi patenteado. Mas apenas em 1969 aparece comercializado no Reino Unido e posteriormente nos EUA, em 1974. Hoje é comercializado em todo o mundo sendo actualmente usado por milhões de consumidores.
Este fármaco (que não necessita de receita médica) é com certeza conhecido pelo leitor, sob vários nomes comerciais como Brufen, Trifene, Ozonol, Seractil, Anadvil, entre muitos outros e, por isso, apresento a seguir algumas informações sobre o mesmo:

O Ibuprofeno e cuidados para com a sua utilização: O Ibuprofeno utiliza-se, para combater a dor, a inflamação ou a febre e, nos casos de reumatismo e em lesões dos tecidos moles, para controlar a dor e a inflamação. Utiliza-se também para controlar a dor em múltiplas situações como a dismenorreia (dores menstruais), traumatismos com entorses, luxações e fracturas, em dores de dentes, em dor associada a qualquer processo inflamatório e em situações de febre de diversa etiologia, para controlar a temperatura elevada. Este é tomado por via oral, na forma de comprimidos, drageias, suspensão oral ou granulado. Encontra-se disponível também em supositórios, em creme ou em gel para aplicação local. Deve ser utilizado com precaução nos doentes asmáticos, doentes com problemas alérgicos e com insuficiência cardíaca, doentes com insuficiência hepática ou renal e também é necessário cuidado na administração a doentes com hipersensibilidade ao Ácido Acetilsalicílico.

Problema que podem surgir com a sua utilização: O uso prolongado de Ibuprofeno pode provocar gastrite ou úlcera no estômago, pelo facto de bloquear a produção da barreira de protecção da mucosa gástrica. Deve-se por isso consultar o médico se sentir-se dor na região do estômago. Existe a probabilidade, ainda que pequena, da toma de Ibuprofeno poder ainda desencadear reacções alérgicas que se manifestam por dificuldade em respirar com pieira, manchas na pele, por vezes tipo urticária, ou edema da face, pelo que se deve estar sempre atento ao aparecimento destes sintomas. Os efeitos tóxicos do Ibuprofeno estão aumentados quando se utiliza em associação com diuréticos. Este fármaco não deve ser utilizado em associação com Ácido Acetilsalicílico mas pode ser administrado alternadamente com o Paracetamol. Quando tomado em quantidade excessiva, o Ibuprofeno pode provocar um quadro grave, com vómitos, diarreia, dificuldade em respirar e taquicardia (bater rápido do coração), que obriga a vigilância e intervenção médica imediatas.

Cuidados a ter com o armazenamento: Os comprimidos e as drageias devem ser guardados à temperatura ambiente, afastados de calor, humidade ou luz pelo que devem ser mantidos nas embalagens originais. Devem ser sempre mantidos a temperaturas inferiores a 25 ºC, com particular atenção no caso da suspensão, que deve ser guardada no frigorífico.Tal como para os outros fármacos, o Ibuprofeno não deve ser consumido após ter expirado o seu prazo de validade. Este medicamento (tal como todos os outros cujo prazo de validade tenha expirado) não deve ser colocado no lixo doméstico mas devem ser entregues nas farmácias, para se proceder à recolha selectiva e ao seu tratamento.

Caros leitores espero que esta informação seja útil. E não se esqueçam: devem sempre ser portadores da informação dos fármacos que estejam a tomar, e quais os fármacos a que são alérgicos. Também NÃO devem medicar-se sem indicação do seu médico ou farmacêutico.
Por

Luísa Marques*

* Investigadora do Centro de Química de Évora (CQE)

Publicado no Jornal "Diário do Sul" em 31/10/2008
Disponível no Jornal On-Line da Universidade de Évora (UELine)

18 comentários:

  1. adorei o vosso artigo mas fikei sem entender algumas coisas....eu tenho uma úlcera no estómago e não sei se devo tomar o benuron ou não... adoraria k esclarecessem a mnha dúvida por favor...

    um abraço
    Cecília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ligue para o 808 24 24 24 (linha de saúde 24h)

      Eliminar
  2. parabens muito bom sua pesquisa foi completa

    ResponderEliminar
  3. achei muito importante as recomendacoes de uso deste medicamento

    ResponderEliminar
  4. estive tomando ibuprofeno continuamente para dores reumaticas, e começaram a aparecer muitas manchas vermelhas por dentro da minha boca e garganta que incharam e queimavam muito, dentro do olho e senti ate dores no ouvido, isso pode ter sido causado por utilizar o medicamento por muito tempo (15 dias) uma intoxicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alergia talvez, tenho alergia a AAS (ibuprofeno e derivados) infelizmente me parece que o laboratório ache parou de fabricar o Benflorgin, anti inflamatorio que usava no lugar dos AAS

      Eliminar
  5. Provavelmente, visto que o ibuprofeno impede a regeneração das celulas epiteliais que são as celulas que constituem os revestimentos das partes internas do nosso corpo como a boca, a garganta, o estomago e até mesmo o tecido que temos á volta dos nossos olhos, por isso aconselho a mostrar isso ao seu medico e referir o uso prolongado do ibuprofeno

    ResponderEliminar
  6. minha mãe tem 77 anos e ta tomando a quinze dias toma amirion para coração é hipertença e problemas de tiroide pode continuar?

    ResponderEliminar
  7. É o seguinte, eu tomei uma dose de 600g logo a seguir ao pequeno almoço pois me doía o dente... Mas a dor não passou lá muito....almocei e logo de seguida tomei um ibuprofeno, mas fiquei com dor de barriga e dente ao mesmo tempo....e para isso (burra que fui) tomei outro para assim parar com a dor....mas fiquei pior , cada vez mais pior...até que já não aguentav estar de pé... Cheguei a casa e quando fui a deitar as fezes, saiu sangue.... Fiquei MT preocupada, e no dia seguinte deitei na mesma.... O meu pai foi assim à minha medica de família falar do assunto pois não podia perder horas no trabalho.... E a minha medica marcou uma colonoscopia....mas entretanto, passou as dores, não tomei mais o ibuprofeno e nunca mais deitei sangue....não sabem o que pode ser?? Não queria fazer aquele exame pois tenho de tomar anestesia geral pois não reajo muito bem a esse tipo de coisas.... Preciso urgentemente de ajuda :-( obrigada

    ResponderEliminar
  8. Você diz que ibuprofeno é usado como alternativa para quem tem alergia a aas, mas depois diz que quem tem alergia ao aas tem que ter cuidado ao tomar!!! Está se contradizendo!

    ResponderEliminar
  9. Ninguém responde nada aqui ?

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga tem q fazer uma operação no coração,, porém está sentindo dores no peito,,ela pode tomar ibuprofeno?

    ResponderEliminar
  12. Cada pergunta idiota de morrer..

    ResponderEliminar
  13. O médico prescreveu Ibuprofeno 600mg, 8 em 8 horas por um período de três meses.Pode tomar esse medicamento nessa dosagem e por tanto tempo? Doença: reumatismo das partes moles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se foi o médico que prescreveu quem vai dizer que não pode?

      Eliminar
  14. Tomei diariamente durante mt tempo para dores de coluna parei de tomar ja tem um tempo mas de vez em qd tinha dores de estômago que vai e vem dou um dois dias e passa..parecw ma digestao ou acido do estômago. .nunca liguei mt mas agr tou preocupado se estas dores estao ligadas a toma continua do ibrufen..eu ja nao tomo a mais de 2meses mas as dores de boca de estômago vem e vao na mesma e boca seca. .alguem me ajuda obg

    ResponderEliminar
  15. Sensacional a reportagem, estou com dúvidas, pois tenho glaucoma e nao posso tomar Acido Acetil, principio átivo do AAS. Será q posso tomar o ibuprofeno?

    ResponderEliminar