A Química vista por...R. Domingos Pinto



Mas afinal o que é isto da química? Já na antiguidade, no Egito era extraído o ferro e fabricado o vidro. Também já se conhecia o processo de fermentação e eram utilizados corantes para maquilhagens. Por sua vez, na China eram fabricadas porcelanas e pólvora. Por volta do século IX a.C. nasce a alquimia, em Alexandria. Os alquimistas nesses tempos tentavam obter ouro através de diversos metais. O seu grande objetivo seria obter a pedra filosofal que transformaria todos os metais em ouro. Tentavam também preparar o elixir da panaceia, mais conhecido como o remédio universal. Passando pela Idade Média, a civilização árabe era conhecida como a dos alquimistas de sucesso. Mas quando chega a Alquimia à Europa? Ela aparece através de traduções de textos árabes, como ainda hoje se utilizam (por exemplo, álcali). Avançando para o séc. XX, mais propriamente em 1913, Bohr publica o seu modelo da estrutura do átomo, em 1926 Schrodinger publica o seu modelo da estrutura do átomo, modelo que ainda hoje se utiliza. Já em 1953 Watson e Crick descobrem a estrutura do DNA.
Como podemos perceber através do parágrafo anterior, a química não é apenas “fazer bombas” e “rebentar com o laboratório”. A química é uma ciência demasiadamente importante para ser apenas levada como uma brincadeira de laboratório, para juntar dois líquidos que começam a “borbulhar” e a “fazer fumo”.
Química, “by the book” ... “é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia”. A química é fundamental na vida.
Pensemos na nossa saúde... A química está profundamente relacionada com a área da saúde, pois é ela que nos permite estudar os tecidos, estruturas e líquidos internos. A química consegue achar curas para doenças muito atuais e que foram rotuladas como incuráveis, tal como a mortífera doença sexualmente transmissível da SIDA. A química também consegue fabricar medicamentos e vacinas, que nos permitem combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra e da malária, entre muitas outras...
Sinto-me seguro a afirmar que se a química não existisse, a saúde de todos os seres vivos estaria em alto risco. Como iria o médico conseguir receitar um medicamento? Não saberia a sua composição... Não saberia o efeito desses químicos no ser vivo... Não saberia sequer que medicamento receitar e se o mesmo iria ser eficaz...
A química no ambiente também tem um papel fundamental. Permite fazer grandes obras para a manutenção do ambiente. Permite efetuar a reciclagem de materiais para os podermos reutilizar quando já não têm utilidade. Não é apenas através da reciclagem que vamos conseguir reverter todos os danos causados ao ambiente, ao longo destes últimos anos que devido ao crescimento da indústria e a muitos outros fatores ligados ao grande desenvolvimento no final do séc. XIX, têm destruído o nosso planeta. Cabe a cada um de nós, com a ajuda da química, equilibrar esta balança. Ainda tem de ser feito um grande investimento na química verde.
Na minha opinião não é a química que tem a culpa, salvo raras exceções, na grande ameaça ao ambiente e para nós próprios também. A culpa é sim da falta de segurança no manuseamento e trabalho com os produtos químicos e a libertação de resíduos químicos altamente tóxicos e nocivos para a todos nós e o ambiente.
Os perigos da química podem ser profundamente reduzidos se todas as grandes multinacionais que trabalham com resíduos tóxicos e aquelas que não possuem a devida segurança no seu funcionamento tomarem as devidas precauções.
Quando já não existir água potável no planeta para todos nós, o mundo estará perdido e entrará numa guerra extraordinariamente acentuada.
Por enquanto, ainda temos tempo para prevenir esses efeitos no planeta.
Pensemos antes na falta que a química nos faria em vez de a colocar em xeque na praça pública, de a injuriar e criticar... o ser humano tem a caraterística de apenas dar valor a algo quando já não a tem. Eu tenho toda a certeza de que não quero viver num mundo sem química. E tu? Queres fazer parte desse mundo? Por mais desvantagens que existam, como disse, se existir uma boa utilização da química poderemos viver todos em harmonia e paz.


Um forte “Bem-haja” à QUÍMICA.

R. Domingos Pinto | Março 2020
Aluno da Licenciatura em Química da Universidade de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário