A Química vista por...Teresa Loureiro



Tudo é Química!

Tudo o que nos rodeia é constituído por átomos e moléculas. Falar de química é falar das fundações da matéria desde a formação do universo. Do Big-Bang às galáxias, aos sistemas planetários e à atualidade, tudo é química! Dos eletrões aos protões; dos átomos às moléculas; das células aos tecidos; dos órgãos aos sistemas de órgãos; dos organismos à biosfera; à geosfera; à atmosfera e à hidrosfera - a química está em tudo o que existe, constitui os blocos de construção elementares à fundação de tudo o que existe, não só de fundação, mas também de manutenção, uma vez que a química existe numa ciclicidade constante que se renova e se recicla nos ciclos biogeoquímicos, através de processos químicos, onde se incluem os processos metabólicos. Esta ciclicidade constante é observável em todo o universo em contínua transformação.
A imagem da química começa a degenerar-se com os problemas oriundos das atividades industriais do início do século XX. Tornar-se desvantajosa para a ecosfera a partir do momento em que começa a estar em desequilíbrio com os ciclos biogeoquímicos naturais e se torna tóxica. Isto acontece com a sua manipulação e transformação em produtos sintéticos, e com a sua produção excessiva por atividades antrópicas. A química torna-se agressiva para o ambiente quando começa a ter efeitos perversos e imprevisíveis nos processos naturais.
Reconhecer que a química faz parte de tudo, e é a base de existência de tudo o que conhecemos, é fundamental para compreendermos a sua importância e os impactos negativos resultantes da sua má gestão e produção. Quanto melhor compreendermos e conhecermos a química, melhor seremos capazes de compreender tudo o que nos rodeia e mais reduzido será o nosso impacte na ecosfera terrestre. A química verde procura atingir esse objetivo de sustentabilidade, dando a conhecer os ciclos biogeoquímicos e a necessidade de nos integrarmos quimicamente neles, sem poluição e desperdícios, eliminando os processos químicos prejudiciais e substituindo-os por outros menos agressivos, mais sustentáveis, recicláveis e não persistentes.
A compreensão da essência da química permite uma tomada de consciência da interligação holística entre tido o que existe, e poderá conduzir a uma mudança que incida na raiz dos problemas, conduzindo à urgente sustentabilidade. 

"We are all connected; to each other, biologically. To earth, chemically. To the rest of the universe atomically."
Neil deGrasse Tyson


Teresa Loureiro
Licenciada em Ensino da Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Pós-Graduada em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora 


Sem comentários:

Enviar um comentário