A Química vista por...Lusibetty Trigueiros


Química - Vantagens e Desvantagens
                 
        Em muitas escolas, vários estudantes ainda não conseguem ver a química fora do contexto cientifico, ou seja, a química é visto como sendo uma ciência que esta associada somente as pesquisas de laboratório e produção industrial. Enquanto a nossa vida depende da química. Sem a química nós não existiríamos. Os nossos movimentos, os mecanismos ocorridos nos alimentos que ingerimos proporcionando a nossa saúde e força, o ar que respiramos, tudo isso depende da química. Por este motivo, a química explica diversos fenômenos que ocorrem na natureza, e o resultado dessas pesquisas são utilizados na maioria das vezes em benefício do ser humano.
Actualmente podemos observar os avanços tecnológicos na nossa sociedade, quer no desenvolvimento na produção de alimentos, os objetos que utilizamos para nos comunicarmos, meios de transporte, fabricação de vários medicamentos que têm ajuda na cura de várias doenças assim como os novos métodos de tratamento, dentre vários outros itens. Além disso, muitos produtos químicos são utilizados para evitar que os alimentos se estraguem por acção de bactérias, fungos, bolores, fermentos e reacções químicas, aumentar o seu valor nutritivo, para preservar as suas propriedades físicas e para os tornar mais atractivos. Só foi possível a humanidade alcançar esse nível de evolução graças às contribuições da química.
Ao mesmo tempo, que se observa todas essas transformações e evoluções na qual podemos considerar como a parte positiva da química, também existe um lado de desvantagens a que chamamos de parte negativa da química. Na verdade essa parte só existe porque nós Humanos tornarmos esse mundo maravilhoso como algo nocivo. De facto esse conhecimento vasto sobre a química enquanto não for bem usado, traz várias consequências prejudiciais para as nossas vidas.
Corrêa (2011) menciona que a má imagem da Química resulta da sua má utilização. Para aumentar a economia e o desenvolvimento de um país, tem sido utilizado uma quantidade maior dessas substâncias químicas para produzir esses artigos sem pensar em uma forma mais correta do seu despejo, acabando por haver à dispersão indevida desses resíduos no ambiente que consequentemente levam ao aquecimento global e mudanças climáticas, ao buraco da camada de ozono e à contaminação das águas e solos
``Os aditivos alimentares e os pesticidas são outra fonte de preocupação da sociedade’’ Corrêa (2011). Embora os aditivos alimentares sejam fabricados com a intensão de aumentar a qualidade, disponibilidade e segurança dos alimentos, a preços acessíveis, os aditivos legalmente fabricados com um uso racional a principio não causaria nenhum problema a nossa saúde, mas o que acontece é que existe uma grande produção dessas substancias ilegalmente, sem sabermos se os produtos químicos utilizados são os recomendados bem como a dose.
Um outro assunto que está relacionado com a química, é o uso da energia nuclear. O uso deste tipo de energia ainda gera muitas controvérsias, devido a sua delicadeza. Existem os que defendem o seu uso, pois ela apresenta algumas vantagens como:
·         O uso dessa energia levaria a diminuição da poluição atmosférica em relação a produção de energia elétrica;
·         A instalação das usinas termonucleares seria uma possível solução para muitos países que não dispõem de recursos hídricos que lhes permitam gerar energia elétrica suficiente para satisfazer as suas necessidades.
Em contrapartida o seu uso também apresenta desvantagens como:
Acidente nuclear ou uma bomba nuclear como muitos chamariam, embora a probabilidade de acontecer é muito pequena, infelizmente tivemos certeza que pode ocorrer. Um acidente nuclear causa a contaminação de grandes regiões, que se tornam inabitáveis; acarretaria a contaminação de rios, lagos, solos e lençóis freáticos e causaria a morte de muitas pessoas, animais, plantas. Além disso, a água utilizada para resfriar o vapor durante o fabrico da energia retorna para a sua fonte natural de abastecimento, como rios, lagos e mar. No entanto, ela volta com uma temperatura mais elevada, o que pode provocar poluição térmica, uma vez que diminui a solubilidade de oxigênio na água, comprometendo a vida daquele ecossistema.
Portanto, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico.

Bibliografia
CORRÊA, C. A Química nas nossas vidas. Ciência Hoje (Jornal da Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo). 23 de Junho de 2011.

Paginas consultadas

Lusibetty Trigueiros
Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário