A Química vista por... Emília Grilo


Química: Vantagens e desvantagens

A bioquímica que há em mim fez-me sorrir quando li os artigos disponibilizados pela nossa cara professora. De facto pensar que este este mundo maravilhoso tem origem em entidades microscópicas que fazem parte de tudo e de todos, inclusive deste pensamento, é algo verdadeiramente fascinante. E não há dúvida que os químicos merecem ser aplaudidos por dedicarem a sua bioquímica à pesquisa da química em benefício de todos!
A química é a ciência da matéria e das suas transformações. Oferece os meios para questionar o passado, explorar o presente e criar pontes e soluções para o futuro. Muito do progresso da nossa sociedade deve-se à química. Um mundo sem química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores, sem cinema, sem aspirina, sabão, champô ou pasta de dentes. Na área da medicina a sua contribuição é imensa.
No entanto, tem duas faces. A má imagem da química está associada à sua má utilização com todos os problemas ambientais e para a saúde humana daí resultantes. O que é realçado nas notícias é a sua utilização negativa. Afinal parece que o problema não está só no uso indevido da química. Falta informação fidedigna e educação da população em geral.

Em relação ao uso e abuso de pesticidas…
De acordo com Corrêa (2011), “ as maiores causas de cancro são o fumo do tabaco, o excesso de álcool, certas viroses, inflamações crónicas e problemas hormonais. A melhor defesa é uma dieta rica em frutos e vegetais”. Ainda de acordo com o mesmo “os resíduos de pesticidas de síntese nos vegetais são insignificantes (se usados de acordo com as instruções) comparados com os resíduos de pesticidas naturais (e produtos da sua decomposição)”.
Mas como sabemos se as instruções são seguidas? A maior parte dos agricultores não segue à risca estas instruções e há sérias dúvidas de que os intervalos de segurança, desde a aplicação dos produtos até à sua colheita, sejam cumpridos. Qual é a entidade que fiscaliza estes alimentos? A ASAE? Por que razão não existe na sua rotulagem uma alusão a resultados de análises efetuadas para despiste de resíduos de pesticidas?
Como eu, muitas pessoas ignoram se os frutos e vegetais que consomem constituem unicamente uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras ou acrescida de outros produtos prejudiciais. No meio de tanta informação contraditória, já não sabemos em quem acreditar. Deveriam ser os químicos honestos e acreditados (que entidade o pode garantir?) a falar da química nas nossas vidas.
Até lá, mesmo consciente de que pode haver aldrabice, opto por consumir produtos biológicos que poderão ter os tais pesticidas naturais mas que pelo menos só têm esses… Os pesticidas naturais mesmo existindo, não causam a mortalidade de inúmeros seres vivos auxiliares e não alteram o equilíbrio dos ecossistemas.
Todos temos de morrer de alguma coisa mesmo com o avanço espetacular da ciência, incluindo a química. A ignorância (pior ainda a premeditada) limita a capacidade de optar por uma vida com qualidade mesmo quando temos de aceitar aquilo que não podemos mudar.

Referências bibliográficas:
Corrêa, Carlos, 2011. Química nas nossas vidas. Ciência Hoje
Mendes, Paulo. Química entre nós. Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Química, Universidade de Évora
The Unesco Courier,2011. Chemistry and life.
Spinning food – How food industry front groups and cover communications are shaping the story of food. Disponível em http://stopogm.net/sites/stopogm.net/upload/abc/SpinningFoodFoE.pdf

Emília Grilo
Licenciada em Engenharia Zootécnica  pela Universidade  de Évora; pós-graduação em Comportamento Animal pelo Instituto Português de Psicologia;

Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora


Sem comentários:

Enviar um comentário