A Química vista por... César Barros



Química - Vantagens e Desvantagens

A investigação na área da química, para além de desvendar os segredos da matéria, tem vindo a proporcionado resultados de grande interesse para o conforto e a qualidade de vida da humanidade, devido a favorecerem o desenvolvimento da Saúde, da atividade industrial, da Agricultura e do Ambiente, entre outras áreas.
Na Saúde é essencial para o estudo do corpo humano (tecidos, estruturas e líquidos internos), para a produção de medicamentos e de vacinas contra as diversas doenças e para a investigação da cura das doenças incuráveis, no caso da bioquímica.
A Química é importante na produção dos diversos bens e produtos (roupa, matérias-primas, etc.), no fabrico de combustíveis e nas áreas alimentar e de produção de produtos químicos, em geral. Os corantes, no fabrico de roupa, os solventes químicos na produção de metais e os aditivos químicos na produção de combustíveis são elementos indispensáveis. Do mesmo modo, na indústria alimentar são essenciais os conservantes, corantes e outros aditivos alimentares, designadamente para aumentarem a duração e o sabor dos alimentos.
Na agricultura e no ambiente a Química desempenha funções de grande importância na alimentação e na sobrevivência das populações. Enquanto na agricultura é essencial para a elevação da produtividade dos solos através da produção de fertilizantes e de pesticidas, no Ambiente a Química permite a reciclagem dos materiais e está a contribuir para a reversão dos danos ambientais causados pelo desenvolvimento industrial e pelo crescimento económico.
Entretanto, a par dos benefícios referidos, a má utilização da Química, o deficiente manuseamento dos produtos químicos e o desrespeito pelos procedimentos de segurança ambiental (ou a sua ausência) na aplicação dos produtos químicos e o despejo de resíduos químicos tóxicos na atmosfera e nos solos, rios e oceanos, estão na origem de gravíssimos problemas de contaminação ambiental.
Para além das principais fontes de contaminação atmosférica serem de origem química os “perigos da Química” mais graves estão relacionados com a elevada poluição das reservas de água doce disponíveis, e dos oceanos, devido ao despejo descontrolado de substâncias e de produtos químicos com origem nos fertilizantes agrícolas, esgoto doméstico e industrial, compostos orgânicos sintéticos, plásticos, petróleo e metais pesados, cuja presença na água não é fácil de determinar e cujos efeitos nocivos, ao longo do tempo, são desconhecidos. Acresce que só existem dados ecotoxicológicos para uma reduzida percentagem do grande número de novos produtos químicos que são descobertos/comercializados todos os anos pela indústria química.
Entretanto, as desvantagens referidas não deverão ser atribuídas à Química mas antes às entidades que desrespeitam as normas e regras de segurança associadas à utilização e à recolha e ao tratamento dos produtos químicos. Por outro lado, existem muitas situações em que são aplicados produtos químicos sem se estudarem as suas características tóxicas, competindo nestes casos, às autoridades ambientais a publicação de legislação e a tomada de medidas impeditivas da comercialização e da utilização desses produtos.
Finalmente, devido à necessidade crescente de alimentos e de medicamentos para assegurar a saúde e a alimentação da população mundial os aspetos importantes da segurança associados à manipulação dos produtos químicos (e à recolha, tratamento, etc.), não devem fazer esquecer que sem os progressos (atuais e futuros) da química não seria (não será) possível assegurar alimentação suficiente para toda a população do planeta.

Queiroz, B. (2011). Desenvolvimento de uma unnidade laboratorial para quantificação de BTX como poluentes atmosféricos, usando microextração em fase sólida. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Zucco, C. (2011). Química para um mundo melhor. Química Nova, 34, nº 5, p. 733.

César Barros

Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Estudante da Pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora


Sem comentários:

Enviar um comentário