A Química vista por... Rubina Gouveia*



A Química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações; o modo como a encaramos, controlamos e gerimos. A Química está presente no nosso quotidiano e à medida que a tecnologia evolui, surge também a necessidade de pedir emprestado à Química os seus conhecimentos, levando ela própria a superar-se. Seja na área alimentar, médico-farmacológica, tecnológica ou ambiental, é inegável que a Química foi tornando a vida mais facilitada, prazerosa e cómoda. São as interacções químicas que provocam o surgimento de materiais novos; é o estudo da bioquímica que proporciona um melhor conhecimento do corpo humano.
É preciso desmistificar a ideia de que apenas tudo o que é natural é bom: o que sucede é que muitas vezes a utilização dada à Química e a falta de boas práticas compromete a sua vertente positiva. É notória a ignorância cultural que rodeia a Química, o que contribui para a sua imagem negativa, recorrentemente associada com aquilo que é nefasto, tóxico e prejudicial.
Mais: muitas vezes são os próprios estudos químicos que permitem detectar o quão nocivo certas substâncias são, muitas delas até mesmo naturais.
Hoje em dia é inconcebível pretender um mundo sem a presença da Química. Não obstante, a consequência da poluição é apontada como a outra face da moeda. Curiosamente, é também a Química que possibilita contornar esses efeitos nocivos no meio ambiente.
Imaginar um mundo sem Química é negar a importância de objectos e comodidades tais como telefones, computadores, cinemas, aspirina, sabões, shampoos, pastas dentífricas, cosméticos, pílulas anticoncepcionais, papel e por conseguinte jornais, livros, colas e tintas. Sem esquecer o papel importantíssimo que a Química desempenha na arte e na ciência forense na descoberta de pistas.
Não há dúvida que as áreas de aplicação da Química com mais impacto na actualidade são as áreas da medicina e a descoberta de produtos tóxicos, principalmente na vertente da nanoquímica.
A indústria química é uma das mais importantes; porém, a questão da sustentabilidade ambiental não se colocou durante muito tempo. Hoje em dia, a temática da Química Verde está na ordem do dia.
Aproximar a Química das pessoas em geral deverá ser um objectivo da educação e formação. Já que a Química está presente na vida do dia-a-dia, é importante que as pessoas saibam reconhecê-la para tirarem o melhor partido dela e evitar os comportamentos indesejados. Porque muitos acidentes são fruto da ignorância. Neste sentido, a educação ao nível das escolas desempenha um papel fundamental porque forma os estudantes e pode despertar-lhe o interesse em seguir essa área. Só estando sensibilizados para a sua importância é que os alunos poderão desenvolver o seu gosto pelo estudo da Química.
De salientar que o primeiro Prémio Nobel da Química foi ganho por uma mulher, Madame Marie Curie, há cerca de um século: porém, os prémios atribuídos a mulheres nesta área não têm crescido muito desde então.
De notar os avanços que têm sido feitos em potências emergentes como por exemplo na Índia com o “boom” farmacológico ou então os estudos que têm sido feitos na Etiópia.

*Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora


1 comentário:

  1. I recommend https://play.google.com/store/apps/details?id=pl.artmetic.tablica_mendlejewa

    ResponderEliminar