A Química vista por ... Ricardo Correira


Reflexão sobre a importância da química no dia a dia e no desenvolvimento sustentável


Quando falamos ou pensamos em química, a nossa mente transporta-nos para um lugar tenebroso, pensamos em camaras de gás, pesticidas, bombas atómicas, substâncias causadoras dos mais assustadores cancros, enfim, uma panóplia de emoções negativas vem à nossa mente quando a palavra química é pronunciada e a nossa face enruga-se num completo e total desprezo por todas aquelas pessoas de bata branca que, em laboratório, sintetizam tão perigosas substâncias, que monstros esses químicos!

Pois, este ódio que sentimos quando esta palavra é pronunciada, ou quando pensamos em química é nada mais, nada menos, do que uma reação química que ocorre dentro de nós. Calma, não é caso para ir ao médico e submeter-se a uma cirurgia para remover a química que há dentro de si, até porque iria necessitar de substancias químicas para adormecer, também não vale tomar antidepressivos depois de ouvir estas palavras porque o rótulo está cheio de palavrões com substâncias que os “tais” químicos inventaram. É caso para talvez acalmar um pouco e beber um refrigerante, com químicos…. Pois, talvez o melhor é mesmo comer uma salada que lá é que não encontramos mesmo químicos nenhuns… exceto todos os tratamentos e processos químicos que levou desde o seu crescimento até à porta do seu frigorífico. Não adianta fugir, sente-se no sofá e desfrute da reação química que acontece no seu cérebro enquanto a dopamina e a oxitocina fazem efeito, não adianta fugir, a química está por todo o lado e, sem ela, a sua vida não seria possível.

Em verdade, sem a química, nem os próprios seres humanos existiriam, as reações químicas e todos os processos químicos que acontecem nas células do ser humano, permitem a sua existência. E esta mesma química que acontece no nosso corpo, acontece também no meio natural através dos ciclos biogeoquímicos que são muito importantes para a nossa existência, estando a química também presente nas substâncias sintéticas e objetos inventados pelo Homem que tanto facilitam a nossa vida.
É também caso para afirmar que a química pode ser um forte aliado no desenvolvimento sustentável, sendo que através de processos químicos, é possível um processo de reciclagem mais eficiente; melhores, mais eficientes e mais limpos recursos energéticos; melhoria significativa na agricultura através do desenvolvimento de alimentos com menos consumo de água, bem como menor uso do solo e uma produção mais significativa, fazendo face à disponibilidade de alimentos tendo em consideração a crescente natalidade e à diminuição de solos férteis; entre outros benefícios. No fundo, a química, pode contribuir para o desenvolvimento da humanidade num parâmetro sustentável aliado ao desenvolvimento tecnológico.

Mas, como todas as coisas podem ser utilizadas para o bem, quando não manuseadas da maneira correta, podem ter consequências devastadoras, aplica-se o mesmo à química. Apesar de tudo depender da dose utilizada, sabemos os malefícios de uma agricultura intensiva, apoiada no uso exagerado de pesticidas que danificam os ecossistemas, poluem recursos hídricos e solos, podendo causar o desaparecimento de espécies extremamente importantes para o ecossistema Terra.
Não devendo rotular a química como algo mau, e podendo retirar o melhor partido deste ramo, esta apresenta-se com muito potencial podendo contribuir para o desenvolvimento sustentável e facilitar o Homem no seu dia a dia a encontrar soluções “verdes” para os novos desafios do século.

Licenciado em Educação Ambiental pelo Instituto Politécnico de Viseu
Estudante de Pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação pela Universidade de Évora
Técnico superior responsável pela educação ambiental no projeto LIFE IP Azores Natura

Sem comentários:

Enviar um comentário