A Química vista por... Perpétua Pereira*


http://pt.dreamstime.com


Despertar para a Química


A Química é uma “arte” da ciência, estuda as substâncias, as suas propriedades, a sua composição e ainda as suas transformações.
O seu campo de interesse é muito amplo, envolve quase todas as ciências pois muitas disciplinas estão interligadas à Química.
É uma das ciências fundamentais nos dias de hoje, ao proporcionar um conhecimento indispensável para satisfazer as necessidades por exemplo na saúde, no ambiente, na agricultura, na alimentação, nos novos materiais etc.. é uma forma de dar resposta a muitas das interrogações que nos surgem no dia-a-dia.
Mas, as palavras “química” e “químicos” são entendidas pela grande maioria das pessoas, como sinónimo de tóxico, poluente, insalubre. Tudo à nossa volta, na natureza e fora dela é constituído por “químicos” e dificilmente encontramos algo que não tenha resultado desses processos químicos. Embora muito do progresso da sociedade se deva à química, é habitual realçar mais a parte negativa que resulta duma má utilização da química, difundindo-se a ideia de que é natural é bom e o que é sintético (os químicos) é mau. Está na base da vida e faz parte integrante da sociedade moderna por vezes de forma surpreendente.
A importância que a ciência tem na sociedade é reiteradamente referida por alguns investigadores, através de afirmações que têm subjacente a ideia de que a ciência e a tecnologia têm um papel insubstituível na construção da sociedade do conhecimento.


Habitualmente assistimos às preocupações públicas com grandes temas que necessitam o contributo da investigação científica, como a saúde, o ambiente, o espaço, o crescimento populacional, a energia o crime organizado entre outros. Servirão as questões que se levantam nestes setores de garantia quanto a uma evolução da química, num percurso que se estende pelo futuro? Evidentemente que não se sabe… por isso devemos alertar os cidadãos conscientes dalguns aspetos perigosos e perversos, que se perfilam no horizonte, para que a nova visão do universo, em que a ciência tem o papel relevante na articulação dos saberes, que ensaia os seus primeiros passos, consiga orientar confiantemente a humanidade rumo ao futuro.
A utilização da química na procura de soluções de sustentabilidade para o desenvolvimento futuro, irá exigir novas estruturas concetuais, novos métodos e novas disponibilidades dos cientistas e educadores.
O progresso da Química não tem tido a mesma viabilidade que as outras ciências como a Física e a Biologia, porque os seus objetivos não são menos grandiosos, prosaicos. Mas os seus métodos tornaram-se universais e são hoje usados por outras ciências.
É fundamental que os cidadãos, quaisquer que sejam as suas profissões, se apercebam do enorme papel que a química assume na sociedade.
Também contribui para aumentar a longevidade da população mundial, com a sua responsabilidade no fabrico de novos medicamentos.
É uma ciência fundamental para o desenvolvimento tecnológico e científico, é frequentemente usada pela polícia científica na investigação criminal.
A sua importância é cada vez maior para o ambiente. Um dos papéis importantes é encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos recursos naturais e a sua preservação. Alguns exemplos de atuação podemos citar a produção de produtos biodegradáveis, a recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, os tratamentos de águas residuais entre outros.
A química irá contribuir com um impacto positivo e decisivo para o futuro da sociedade. Será responsável pela promoção das tecnologias sustentáveis, essenciais para gerar soluções, promover e preservar a qualidade de vida das gerações futuras.

Referências:
http://www.cienciahoje.pt/ consultadoem 05.05.2014
http://escolateresaramos.blogspot.pt consultado em 25.04.2014
http://crispassinato.wordpress.com consultado em 04.05.2014
http://mlplus.hosted.exlibrisgroup.com consultado em 03.05.2014




*aluna da pós-graduação em Educação, Ambiente e Sustentabilidade | e-Learning | Universidade de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário