A química vista por Patricia Trancarruas (aluna da PG@ASE da Universidade de Évora - 2023/2024)

 

Quando se fala de Química lembro-me das aulas no secundário, da tabela periódica, dos eletrões e iões, da sua história e da evolução que trouxe e continua a trazer à humanidade. A Química faz parte de um papel fundamental da nossa existência é um facto, a criação do Universo, dos planetas, da nossa Terra, de tudo o que nos rodeia, da qualidade de vida que temos atualmente...

Todos nos conhecemos o filme “De volta ao Futuro”, de 1985, redigido por Zemeckis e Bob Gale, na altura todos aqueles aparatos faziam os jovens sonhar com a criação de uma máquina que teletransportava pessoas para o passado e para o futuro. Ao fim de 39 anos a ciência e a tecnologia ainda não conseguiu desenvolver esta famosa máquina, mas acreditamos que um dia possa vir a ser construída, - pensamento demasiado futurista. Possivelmente com a ajuda da Química.  A Química é isto mesmo, ela faz parte de tudo, da nossa vida, da nossa evolução, do ar que respiramos, da composição e decomposição das nossas células, no começo da invenção de novas tecnologias. Tudo começa com a Química.

“A Química é uma Ciência fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta e para o aumento da nossa qualidade de vida, sendo omnipresente em tudo o que nos rodeia.” – definição por Paulo Mendes, Universidade de Évora

Assim sendo, a Química é uma ciência que estuda todas as propriedades e transformações que envolvem matéria e energia que nos rodeiam, até mesmo a matéria formada por átomos, moléculas e iões. Os cientistas usam a Química para tentar compreender a Natureza e o Universo.

Falando de vantagens da Química, a principal delas, na minha opinião, é quando falamos da produção de medicamentos e tratamentos de doenças graves. Neste setor a química é essencial para a vida humana, a prova disso é o aumento da esperança média de vida das pessoas. Por outro lado, é também desenvolvido através da química, substâncias menos saudáveis à vida humana, como por exemplo as drogas. A Química tem coisas boas como coisas más, é tão perigosa como segura. Relativamente ao meio ambiente, a química ajudou na invenção de produtos químicos mais sustentáveis e na reciclagem de materiais que ajudam a reduzir o impacto negativo da atividade humana. Até mesmo nas energias renováveis, a química desenvolve um papel fundamental, na criação de células solares e baterias de lítio que ajudam a combater a dependência de combustíveis fosseis reduzindo os efeitos nas alterações climáticas que tanto ouvimos falar nestes últimos anos. Quando referimos a química nos alimentos que consumimos, onde esta diz torna-los mais “seguros e saudáveis” com adição de conservantes e pesticidas, todos sabemos que não é assim tão vantajoso, e existem estudos que comprovam que os usos de produtos químicos nos alimentos são causadores de novas doenças. E nos últimos anos, não só pela agricultura sustentável, mas também pela saúde humana, os produtos biológicos surgiram com o prepósito da não intervenção de pesticidas nos alimentos, tornando-os mais saudáveis, onde a Química também interfere. Existem vários outros benefícios da Química, impossível de enuncia-los a todos.  

Em suma, a Química, como referi anteriormente, é fundamental para a sociedade moderna na medida em que esta beneficia a nossa vida quotidiana. Digamos que é uma ferramenta poderosa que causa um grande impacto direto na nossa qualidade de vida e na evolução humana. Para além dos medicamentos a química faz parte igualmente da produção de alimentos e do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias que usamos diariamente. Proporciona vários benefícios sociais tanto na saúde como na tecnologia e até mesmo no meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário