A Química vista por ... Henrique Chaveiro

 A minha relação com a Química começa no ensino secundário onde tive a sorte de ser aluno de uma excelente professora da disciplina de Física e Química. Mas a minha paixão pelo mundo da Química começou depois de ter tido o privilégio de trabalhar no Departamento de Química da Universidade de Évora com o Professor Ferreira de Miranda, químico muito exigente e extremamente meticuloso, professor muito dedicado e de elevada competência científica. Foram anos inesquecíveis aqueles em que simultaneamente fui o seu aprendiz de química laboratorial e estudante do Curso de Ensino em Física e Química. Este período marcou definitivamente a minha consciência sobre a importância da Química enquanto ciência fundamental geradora de conhecimento e criadora de condições indispensáveis na melhoria da qualidade de vida.

Iniciei a minha reflexão sobre o tema: “A importância da Química, suas vantagens e desvantagens”, focando inicialmente dois aspetos que me são muito gratos. O ensino em geral mas em particular o das Ciências, nomeadamente a Química e a investigação científica.

O ensino das Ciências é estruturante, a par com outras áreas do conhecimento, para o desenvolvimento intelectual e futuro desenvolvimento tecnológico dos nossos alunos. Nas minhas aulas tento introduzir algumas estratégias que facilitem o estudo da Química e que sejam também motivadoras, tendo o propósito de reforçar o gosto por esta ciência. No entanto, ao terminar a aula por vezes sinto-me frustrado e com a consciência de que o não consegui os meus objetivos. Os motivos são diversos, programas curriculares longos e pouco flexíveis, elevado número de alunos por turma, crescente carência de materiais didáticos, nomeadamente equipamento laboratorial e reagentes, elevado foco nos resultados escolares do aluno e menos no real conhecimento adquirido, entre outras situações relevantes, enfim, prossigamos…

Parece-me evidente a importância e a necessidade de criar mais ensino e melhor ensino. Podemos enquadrar a melhoria da qualidade do ensino como uma prioridade, uma vez que contribui de forma decisiva para ajudar a superar as dificuldades dos tempos atuais, e promover o desenvolvimento e o bem-estar da vida em sociedade.

“A Química é uma das ciências fundamentais do mundo de hoje, ao proporcionar um conhecimento indispensável para satisfazer as necessidades da sociedade na saúde, no ambiente, na agricultura, na alimentação, nos novos materiais, etc.. Mas é muito mais do que isto. É uma forma de cultura e um meio de satisfazer os anseios intelectuais do homem, dando respostas a muitas das suas interrogações (Formosinho, 1987).”

Citei o Professor Formosinho, pois penso que conseguiu ilustrar numa frase concisa a importância da Química na Sociedade atual.

A importância da Química na melhoria das condições de saúde das populações remonta ao final do século XVII Início do século VIII. Inicialmente a Química encontrava-se muito dependente ou interligada aos objetivos da Medicina e da Farmacologia, foi ainda necessário esperar mais algumas décadas até que se assumisse como ciência independente, muito por consequência da crescente ligação aos interesses do desenvolvimento da indústria mineira e às crescentes solicitações para a melhoria da tecnologia metalúrgica. Após vários avanços e alguns recuos, a Química conseguiu estabelecer as suas bases científicas e desenvolver um caráter de ciência experimental que a vieram reforçar, e progressivamente foi-se afirmando como ciência fundamental.

No editorial da revista Química Nova, a propósito das comemorações do Ano Internacional da Química, em 2011, César Zucco – Presidente da Sociedade Brasileira de Química – escreve: “Um mundo sem a ciência Química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores e sem cinema. Seria também um mundo sem aspirina ou detergentes, shampoo ou pasta de dente, sem cosméticos, contracetivos, ou papel – e, assim, sem jornal ou livros, colas ou tintas. Enfim, sem o desenvolvimento proporcionado pela ciência Química, a vida, hoje, seria chata, curta e dorida!”

De facto seria impensável imaginar o mundo dos nossos dias alicerçado na utilização estrita de substâncias extraídas unicamente de recursos naturais. Foi graças ao enorme desenvolvimento da Indústria Química que foi possível obter a vastíssima e muito diversificada quantidade de substâncias sintéticas. Como consequência, podemos hoje desfrutar de inúmeros objetos imprescindíveis no quotidiano das nossas vidas. A tecnologia como a conhecemos na atualidade depende da enorme contribuição que a Química potencia com a crescente criação de novos materiais, frequentemente criados à medida, para suprir as necessidades identificadas por outras áreas científicas e tecnológicas. Bastará observar o desenvolvimento do ramo automóvel ou da aeronáutica para elencar a enorme contribuição prestada pela Indústria Química, quer na criação de materiais mais robustos e simultaneamente mais leves, a preços sempre mais competitivos, quer no desenvolvimento de novas soluções energéticas.

A Medicina é outra área que muito tem beneficiado com o avanço da Química e sobretudo com o seu desenvolvimento tecnológico. Tem melhorado a sua capacidade na identificação da doença e posterior cura, sempre que a Química consegue inovar na síntese e no melhoramento da eficácia dos fármacos e progredir na obtenção de novos materiais para obtenção de melhores meios de diagnóstico.

Infelizmente, a Química não é apenas promotora de vantagens. Podemos facilmente identificar um conjunto de desvantagens relacionadas diretamente ou indiretamente pela enorme e muito diversificada solicitação a que está sujeita. A continuada e crescente necessidade de produzir a uma escala industrial, faz crescer um conjunto de ações criadoras de poluição ambiental. O consumo de recursos naturais com a consequente delapidação do património natural não renovável é outro dos fatores que se constituem como desvantagem da Química Industrial.

É neste quadro de maior eficiência energética e de redução de consumos de matérias prima essenciais e não renováveis bem como da premente necessidade de redução da poluição ambiental, que surge a denominada Química Verde. Espero que o seu desenvolvimento se imponha como fator credível no incremento das soluções vantajosas e contribua para minimizar os aspetos mais nefastos que são causados por práticas pouco racionais.

Professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas Severim de Faria | Évora

A Química vista por… Francisca Ramos do Carmo

 Inegavelmente, a química está em tudo o que nos rodeia e em tudo o que utilizamos, facto que, na grande maioria das vezes, nem reparamos, estando presente em diversas áreas, aplicações e processos de transformação – como por exemplo o processo desde o cultivo do trigo até ao pão que chega à nossa mesa. Por outro lado, também no nosso organismo ocorrem diversas transformações químicas para aproveitarmos nutrientes, produzir energia e utilizarmos o oxigénio como “matéria-prima” para nos mantermos vivos. Certamente, o conhecimento químico permitiu aprimorar diversos processos industriais e a nossa qualidade de vida; é através desse conhecimento químico que podemos estudar esses processos, tanto naturais quanto artificiais, através do auxílio permitido na produção de materiais em laboratório. A Química teve importantes contribuições ao longo da história para a humanidade, como por exemplo o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a descoberta da radioatividade de alguns elementos químicos e a criação da energia nuclear para gerar energia elétrica, a par do desenvolvimento de medicamentos concebidos a partir de substâncias químicas capazes de controlar e combater doenças, do desenvolvimento de cosméticos e da produção de substâncias em laboratório, não podendo ainda esquecer, numa outra abordagem, os produtos industrializados, em grande parte possíveis devido ao desenvolvimento de substâncias que conservam os alimentos, permitindo, assim, um aumento da validade dos alimentos comercializados. Ou seja, de forma geral, os conhecimentos químicos geram aplicações e as tecnologias possibilitam que novos produtos sejam criados, permitindo que a química esteja presente nos alimentos, nos medicamentos, nas roupas, nas construções, entre outros.

 No entanto, a par das suas grandes vantagens, é também possível percecionar a visão oposta – através dos seus impactos poluentes, nomeadamente a produção de produtos tóxicos, não degradáveis e o despejo de resíduos industriais em grande quantidade. Para contrariar esse grande impacto negativo, a chamada “química verde” altera essa conceção, incentivando produções mais limpas, preservando o meio ambiente e elaborando processos industriais com menos resíduos gerados; a reciclagem, os biocombustíveis e a diminuição das emissões de gases do efeito estufa são algumas das medidas que já podemos constatar no nosso dia a dia. Em suma, sabemos hoje que a civilização não teria atingido o estágio científico e tecnológico atual sem a Química e o seu progressivo desenvolvimento, sendo através desse ponto que percebemos a grande importância de se estudar Química. Esta ciência, como todas as outras, possibilita-nos conhecer melhor o ambiente no qual vivemos e as próprias novas descobertas científicas, que afetam direta ou indiretamente as nossas vidas, uma vez que os conhecimentos químicos auxiliam também num melhor aproveitamento dos materiais e a viver melhor, sem prejudicar nem destruir o meio ambiente.

 Na minha opinião, e enquanto professora de Físico-Química, para se tornar efetivo, o ensino da Química deve ser problematizador, desafiante e estimulante, de forma a que o seu objetivo seja conduzir o aluno à construção do saber científico, com o máximo rigor possível. Na realidade atual, não é possível aceitar um ensino de Química que simplesmente apresente questões pré-concebidas e com respostas acabadas; é necessário e imperativo que o conhecimento químico seja apresentado ao aluno de forma a que o possibilite interagir ativa e profundamente com o seu ambiente, entendendo que este faz parte de um mundo do qual também ele é ator e co-responsável, principalmente num futuro próximo onde terá também oportunidade de pesquisar, investigar, fazer experiências e criar produtos que melhorem a nossa vida.

 

Professora de Física e Química no Agrupamento de Escolas André de Gouveia

A Química vista por ... Luísa Guerreiro

 A Química é uma ciência basilar para o desenvolvimento da sociedade, que permite uma melhor qualidade de vida, estando presente no nosso dia a dia. Tudo aquilo que vemos, tocamos e sentimos é Química!

 Desde muito nova senti o fascínio por tudo aquilo que via e sentia, sem perceber ainda o porquê das coisas acontecerem desta ou daquela maneira. A curiosidade de saber e entender coisas tão simples como: porque é que o pão cheira tão bem quando o cozemos no forno? Porque é que o gelo flutua na água? Porque é que o “galo do tempo” muda de cor? Como é que os medicamentos curam doenças?…. Tantas perguntas sem resposta, foram moldando a minha infância. A área das ciências sempre foi a que mais se identificou comigo, tendo mais tarde decidido estudar Bioquímica, por ser a juncão de Biologia e Química.

Muitos dos benefícios de que a nossa sociedade disfruta tem origem na química. Descobertas, tais como tecidos que não enrugam, materiais biodegradáveis, o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, como a descoberta da radioatividade dos elementos químicos e criação da energia nuclear produzir eletricidade, o desenvolvimento de medicamentos feitos a partir de substâncias químicas capazes de controlar e combater doenças, desenvolvimento de cosméticos, produção de substâncias que conservam os alimentos… estas e muitas outras descobertas, libertaram-nos de trabalhos de rotina e deram-nos mais tempo e melhor qualidade de vida.

Mas, à medida que os cientistas foram explorando a química, desenvolveram-se problemas sérios e complexos. A poluição, a gestão de resíduos, o cancro causado pela exposição a substâncias tóxicas e poluição, são alguns dos problemas para os quais é necessário encontrar soluções. A química é uma ciência em desenvolvimento constante, uma ciência viva. O impacto da química faz-se sentir todos os dias, na necessidade de água pura em quantidade suficiente, o uso do petróleo, a luta contra as doenças.

Como docente na Educação de Adultos, tento transmitir aos formandos os prós e contras da química e da ciência no geral. Vivemos, hoje, em sociedades com graus de complexidade e de mudança sem precedentes na História, onde a química desempenha um papel de crescente importância. A generalidade da população deve, pois, tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal e familiar, adaptar-se e saber lidar com novos contextos e desafios nos quais a ciência são componentes essenciais, fontes de oportunidades ilimitadas, mas também de crescentes riscos de exclusão, sobretudo para quem não possui competências nestes domínios. E as sociedades, no seu

conjunto, têm que encontrar vias formais e informais de promover e reconhecer os saberes práticos dos seus cidadãos nestes campos, como forma de impulsionar a sua competitividade económica, o seu desenvolvimento sustentável, a sua cidadania democrática.

Como sabemos há sempre aspetos positivos e negativos, ou seja, vantagens e desvantagens. Por vezes aquando de uma descoberta surgem ambos em simultâneo, apareceu a energia nuclear ao mesmo tempo que a bomba nuclear. O mais fascinante é que mesmo com tantos avanços ainda há muitos mistérios e desafios na química, muita coisa para aprender e superar. Ainda não temos um medicamento para curar o Sars Cov-2, nem um combustível que seja renovável e limpo, nem métodos eficientes para diminuir o aquecimento global... Há todo um mundo de perfectivas em aberto.

A química como ciência não apresenta desvantagens, de facto, os únicos defeitos que o conhecimento científico possui são devidos à interpretação ou da aplicação que o Homem faz deles.

 

Luísa Guerreiro, Licenciada em Bioquímica Humana.

Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira

A Química vista por ... Maria da Luz Martinho Fernandes

 Não posso dizer que desde criança vivi fascinada pela química, mas fiquei fascinada com a química lecionada pela minha professora no décimo primeiro ano. Na verdade a memória não me ajuda quando se trata de detalhes, mas sei que foi nessa época que percebi que a química faria parte do meu percurso de vida.

 Sabemos que, na civilização atual, a química e a tecnologia química são de extrema importância pois suprem muitas das necessidades vitais da sociedade e proporcionam numerosos benefícios para a humanidade. Muitos estudantes pensam que a química é uma ciência que está apenas limitada às pesquisas feitas em laboratório e à produção industrial. Muito pelo contrário, está muito presente no nosso quotidiano. A química é importante na saúde, como por exemplo, na pesquisa e produção de medicamentos e vacinas, permitindo combater doenças e epidemias, como é o caso do combate à varíola, à malária e esperemos que, o mais rapidamente possível, ao novo coronavírus SARS-CoV-2. Na agricultura, a química permite produzir adubos que enriquecem o solo permitindo mais e melhores colheitas. A química está envolvida no desenvolvimento de processos tecnológicos que possibilitam a síntese de produtos químicos mais baratos e mais eficientes. Graças à química, o mundo tornou-se muito mais confortável para se viver. Computadores, telemóveis, cinema, livros, jornais, roupas, materiais sintéticos, carros, são resultado da criatividade química.

No entanto, com o enorme progresso tecnológico e a utilização descontrolada de recursos, exerce-se uma enorme pressão sobre o meio ambiente. Uma das grandes ameaças, para os seres vivos e para o ambiente, é a libertação de resíduos químicos, tóxicos e altamente nocivos para a atmosfera, rios e solos contaminando‐os assim. Por outro lado, com a ciência química a produzir novos materiais cada vez mais resistentes ao tempo, às intempéries, à fermentação, à combustão...e numa sociedade caracterizada por um consumo em massa, em que os resíduos sólidos urbanos não param de aumentar e com o lixo a “melhorar de qualidade”, é necessário promover desde cedo uma consciencialização e uma atitude mais participativa de cada cidadão.

O respeito pelo ambiente e a atenção à disponibilidade limitada de recursos materiais e de energia têm de passar a ser os componentes integrais do planeamento, desenvolvimento e aplicação das tecnologias químicas uma vez que, presentemente, a química e atividades afins são direta ou indiretamente responsáveis pelas perturbações do meio ambiente. Podemos dizer que a química modificou o mundo, para o melhor e para o pior. Neste sentido, a química deverá ser praticada de modo a contribuir para colocar a civilização na rota do Desenvolvimento Sustentável, necessitando para isso que ela própria seja também sustentável. Nesta perspetiva, a educação dos nossos jovens dever-se-á centrar em propostas pedagógicas que orientem para uma mudança de comportamentos individuais e que levem a uma maior consciencialização ambiental dos educandos, fazendo-os compreender que somos parte integrante do sistema ecológico. Será muito importante educar os jovens com ética, humanismo e sentido de justiça, de modo a que possamos dizer que a Química é uma ciência que pode tornar o Mundo melhor.

 

Maria da Luz Martinho Fernandes

Professora na Escola Secundária André de Gouveia, Évora

 

A Química vista por ... António Rosmaninho

A Química é a ciência das substâncias, estuda as suas propriedades e as suas transformações.

Nesta ciência o estudo do arranjo dos átomos nas moléculas e o modo como estas interagem umas com as outras é fundamental. Para explicar as propriedades e as transformações das substâncias, a Química recorre também a conhecimentos de outras ciências tais como a Física, a Matemática e atualmente até à Informática. A partir desta mistura de conhecimentos o químico, por um lado, explica transformações e fenómenos naturais que envolvem substâncias mas também e mais importante consegue sintetizar novas substâncias.

As transformações químicas existem desde que se formaram as primeiras moléculas, todavia a Química como ciência não é assim tão velha. A Química nasceu, no século XVII, quando se aliou a explicação qualitativa dos fenómenos químicos à compreensão quantitativa dos mesmos.

Antes da Química existiu a alquimia, nesse tempo a medicina e as “mesinhas” andavam de mãos dadas.

Desde esses tempos até hoje, esta ciência, mais do que qualquer outra, envolve todos os nossos sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. É um trampolim para outros campos do saber científico. O possuir conhecimentos de Química pode ajudar no estudo de outras ciências. Por exemplo, não podemos explicar os conceitos físicos de magnetismo e de eletricidade sem compreender a constituição dos átomos. O estudo da fotossíntese no domínio da Biologia adquire mais significado com o conhecimento das reações químicas que a materializam.

A Química, podemos afirmar, é hoje uma das ciências fundamentais do mundo, ela proporciona um conhecimento indispensável para satisfazer as necessidades da nossa sociedade nomeadamente na saúde, no ambiente, na agricultura, na alimentação, nos novos materiais, nas artes, etc.. Se olharmos à nossa volta, estamos rodeados por objetos que utilizamos a toda a hora e que na sua grande maioria são constituídos por substâncias inventadas e fabricadas por químicos. A Química desenvolve alimentos e novas formas de os confecionar, concebe novos têxteis para as nossas roupas, desenvolve novos materiais de construção civil, contribui para desenvolvimento de novas formas de nos movermos, desenvolve novos substratos para as plantas se desenvolverem prescindindo do solo, produz substâncias que nos ajudam a manternos saudáveis para não falar nos medicamentos e produtos de higiene/estética, e até é capaz de ajudar os historiadores de arte a investigar os segredos por detrás de um quadro ou de uma escultura num museu. Toda esta realidade é-nos tão familiar parece-nos tão natural que, não nos passa pela cabeça que tudo isto foi devido aos avanços da Química ou da Indústria Química.

Por isso considero que é graças à Química que o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável. 

Mas quanto a mim, a Química é mais do que isto. É uma forma de cultura e um meio de satisfazer os anseios intelectuais do Homem, concebendo respostas para muitas das suas interrogações. Esta ciência ao mesmo tempo que adianta o futuro ajuda na investigação do nosso próprio passado como espécie humana.

 O surgimento das ciências ditas “novas”, a Biotecnologia, a Nanotecnologia entre outras, veio esbater a importância das ciências ditas “velhas”, como a Química e a Física mas não podemos esquecer que são estas o apoio das novas.

Por outro lado, desde os finais do século passado até aos nossos dias as palavras “química” e “compostos químicos” são muitas vezes sinónimo, para a opinião pública, de tóxico e poluente. Quanto a mim, para esta visão negativa e pessimista da Química muito tem contribuído a existência dos seguintes factos: contaminação dos oceanos por plásticos de grandes dimensões e por microplásticos; a ocorrência de marés negras; o aumento de dióxido de carbono na atmosfera intensificando o efeito de estufa e consequentemente o aquecimento global devido à queima de combustíveis fósseis; o buraco da camada de ozono relacionado com o uso de CFC; a produção de adubos e pesticidas sintéticos para a agricultura, etc…

Contudo para cada um destes problemas a Química, em conjunto com outras ciências já encontrou ou encontra-se a desenvolver soluções mais sustentáveis ou verdes.

Como professor de Física e de Química considero que é muito importante passar aos meus alunos a mensagem de que abrangência, a amplitude e a importância da Química para o bem-estar da vida do Homem na Terra, são factos inquestionáveis e que estes superarão sempre os que possam ser considerados prejudiciais. O ensino das ciências fornece uma melhor compreensão do mundo e esta aliada a uma visão do contexto social, cultural e económico permite agir mais criticamente sobre novas situações.

 

António Rosamaninho

Professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas de Arraiolos

A Química vista por ... Fernando Rosado

Com a origem do Universo, a formação das primeiras moléculas estabelece o início dos fenómenos químicos, ainda assim, o surgimento da Química como ciência só é considerada a partir do século XVII.

Ao procurar descobrir os segredos da matéria e das suas transformações, a Química é uma ciência de importância vital para o nosso planeta e, por inerência, para o ser humano.

 Contudo, o modo como o Homem utiliza o conhecimento químico assim contribui para a preservação ou destruição do nosso planeta. É hoje inquestionável a importância da Química na melhoria da qualidade de vida da humanidade, uma vez que o seu desenvolvimento tem aplicação em áreas imprescindíveis como a medicina, farmácia, indústria e ambiente. O pragmatismo da investigação em Química tem reflexo no bem-estar da sociedade, como, por exemplo, proporcionar água de qualidade e saneamento básicos seguros. Até mesmo quando a natureza não consegue dar resposta às necessidades humanas, os químicos refugiam-se no laboratório e sintetizam materiais, como o amoníaco para a produção de fertilizantes e a borracha para uso geral, por exemplo, e procuram novos materiais ao manipular a matéria à escala atómica e molecular, como os fulerenos, com aplicação, entre outras, na biomedicina, tendo estabelecido o início de uma nova área do conhecimento: a nanotecnologia. Porém, a outra da face da Química também existe, e para isso basta, por exemplo, considerar a utilização de substâncias sintetizadas na produção de armas químicas, o que nos remete para os ideais morais e os desafios éticos com que os químicos se devem confrontar no desenvolvimento do seu trabalho científico, de modo a procurar garantir a salvaguarda da saúde humana e a preservação do planeta.

A presença da Química no nosso quotidiano, em bens de primeira necessidade, implica uma produção industrial de substâncias químicas a grande escala, e a nível global, com uma produção excessiva de resíduos e a disseminação de poluentes. Como consequência a Química tornou-se incompreendida pela sociedade, dado que esta se centra essencialmente em ocorrências, como os desastres ambientais, com repercussões no aquecimento do planeta e/ou na poluição. Todavia, a perceção do risco é, muitas vezes, condicionada pela mediatização destes acontecimentos, sendo, por isso, necessário apostar numa melhoria da literacia científica da sociedade para que o ajuizamento dos factos se traduza numa fiel interpretação da realidade. Assim sendo, cabe à escola o compromisso de educar os nossos jovens para que, no futuro, sejam cidadãos mais esclarecidos, com sentido crítico, éticos, e, por conseguinte, interventivos na sociedade, de maneira a que contribuam ativamente para a sustentabilidade do nosso planeta.

No entanto, e a acompanhar esta tomada de consciência da opinião pública sobre os impactos ambientais, surgiu nos anos noventa do século passado, no âmbito desta ciência multidisciplinar que é a Química, uma corrente que procura a criação de novas substâncias e processos químicos, e até a melhoria dos existentes, a fim de serem menos perigosos para a saúde pública e o ambiente. Conseguir um desenvolvimento autossustentado é o desafio da Química para o futuro e enquadra-se no que se designa de Química Verde.

Um novo desafio proporciona mais oportunidades para novas descobertas científicas. Como tal, neste século, verificou-se um aumento da investigação científica em Química Verde bem como a introdução de disciplinas sobre esta temática nos planos de estudos de cursos universitários, e inclusive a abertura de cursos do ensino superior nesta área.

Assim, uma vez mais, a Química, enquanto ciência que move o mundo, regenera-se e continua a desempenhar um papel fundamental na evolução da sociedade humana.

Fernando Rosado | Escola Secundária André de Gouveia, Évora