A química teve um grande impacto na revolução industrial, acelerou processos, gerou materiais, contribuiu para o surgimento das cidades industriais.
A química moldou o mundo que conhecemos, encontra-se em tudo o que nos rodeia: (1) Na medicina e saúde pública: permitiu a síntese de medicamentos, os avanços da bioquímica permitiu a melhoria da qualidade de vida (2) Na agricultura contribuiu para o aumento da produtividade através dos fertilizantes e pesticidas; (3) Indústria e tecnologia, é responsável por materiais e tecnologias que usamos todos os dias (plásticos, vidros, baterias, etc); (4) Energia e meio ambiente; (5) Inovação sustentável. Apesar de tudo a nossa volta envolver processos químicos, a maioria da população associa a química a algo negativo e perigoso.
Apesar de se encontrar desde os medicamentos às tecnologias é vista e encarada com desconfiança. A química permite o progresso, mas é essencial conhecer as suas vantagens e desvantagens.
Uma das principais vantagens deve passar pelo facto que através da química conseguimos transformar a matéria para benefício próprio, esta na base da biotecnologia, engenharia genética, medicina, etc. Também assume um papel relevante na agricultura, permitindo através do uso de fertilizantes e pesticidas o aumento da produtividade agrícola.
A química veio permitir uma vida mais confortável, através dos eletrodomésticos, dos aparelhos eletrónicos, entre outros.
No entanto a sua má utilização ou gestão acarreta inúmeras consequências, nomeadamente os problemas ambientais resultantes dos resíduos industriais, poluição química, contaminação dos rios e solos, o aquecimento global, poluição atmosférica, entre outros problemas.
A Educação científica, nos tempos que correm, é fundamental para fazer frente ao sensacionalismo e ao medo provocado pela desinformação. A química permitiu uma resposta rápida para o COVID – 19, no entanto a informação gerada sobre a produção das vacinas, as causas e efeitos, trouxeram desconfiança ao público em geral. Ao mesmo tempo que a população era vacinada, reagia com medo e desconfiança à rapidez da resposta, bem com dos seus benefícios vs efeitos negativos.
A aposta na Química Verde vai permitir inovar de forma mais limpa, e desenvolver produtos mais sustentáveis que vão: (1) minimizar a contaminação dos recursos naturais; (2) reduzir o descarte e tratamento de produtos tóxicos; (3) minimizar o desperdício; (4) minimizar o consumo de energia e matérias primas; (5) proteger trabalhadores e comunidades.
A química Verde é um dos pilares da economia circular, permitindo que os produtos criados tenham mais durabilidade, que sejam reutilizados ou biodegradáveis; introduz resíduos como matéria prima secundaria e permite ciclos fechados de produção, imanizando as perdas.
A química é essencial para a vida moderna, mas desconhecimento sobre ela, a sua má utilização ou gestão podem causar muitos danos. Ainda existe falta de literacia científica, e a má imagem associada à Química vem também do sensacionalismo da mídia ou de publicidades confusas.
É fundamental: (1) apostar na Química verde: através da formação de profissionais com uma visão mais ética e sustentável; (2) investir em tecnologias limpas: de forma a reduzir resíduos tóxicos e poluição, aumentando a segurança; (3) mais regulamentação: para evitar descargas incorretas e exposição a substâncias perigosas; (4) uma comunicação clara, sem alarmismos para o público: ar um discurso mais claro e de fácil entendimento sobre onde a química atua bem e onde falha.
A Química pode ser encarada de uma forma mais positiva e realista da sua utilidade e aplicação, desde que se promova a literacia científica e se adote um discurso transparente e objetivo.
Margarida Raimundo | Estudante da PG@ASE
Sem comentários:
Enviar um comentário