A Química Vista por ... Luís Oliveira

 

A Química tem um grande impacto na Sociedade, não só na atualidade, mas também em toda a nossa História. No decorrer da evolução da Humanidade, a Química nasceu como produto da curiosidade em entender o mundo que nos rodeia.

O fenómeno do fogo foi um dos primeiros mistérios que o ser humano procurou desvendar e o uso deste, eventualmente, levou-nos até ao estudo e manipulação de metais em meados do século 5 a.c., quando o cobre foi pela primeira vez descoberto e utilizado como material para fabricar ferramentas através do processo de fundição. Séculos mais tarde foi criada a primeira liga metálica combinando cobre e estanho de modo a formar um metal mais duro, o bronze, batizando assim uma nova Era do desenvolvimento Humano. Posteriormente, viu-se a prevalência do ferro como metal de eleição para ferramentas cortantes e armas, contudo, a evolução do ferro enquanto material deu-se mais lentamente, pois eram necessárias temperaturas mais elevadas para conseguir trabalhar o metal. Esta mudança resultou no aprimoramento dos métodos de fundição, na melhoria da tecnologia de fornalhas e também no desenvolvimento dos processos de forjamento, em oposição aos processos de fundição utilizados previamente na Idade do Bronze. Foram também, durante a Idade do Ferro, desenvolvidos muitos dos elementos básicos do desenvolvimento urbano como os cimentos, argamassas e betumes que deram origem à urbanização de grandes cidades e por consequência a construção de estradas, o que evidencia o impacto profundo que a Química tem, teve e continuará a ter na Sociedade.

No entanto, apesar de todas as maravilhas da Química que permitiram à Humanidade um destaque notório de quaisquer outros seres vivos conhecidos, o ser humano nem sempre utilizou a Química com as melhores intenções em mente, algo que pode ser evidenciado pela História dos venenos. Inicialmente eram utilizados como uma ferramenta de caça para acelerar e garantir a morte da presa, mas eventualmente, devido à perversão do ser humano, começaram a desempenhar proeminentemente funções mais nefárias. Durante a Era do Império Romano eram principalmente utilizados como método de assassinato, disfarçados como especiarias ou diluídos em líquidos, independentemente da classe social. Na Europa Medieval, o uso de venenos tornou-se mais popular devido à sua disponibilidade em lojas e apotecários como produtos medicinais, e daí, substâncias que tradicionalmente eram utilizadas para fins curativos foram empregues para concluir objetivos mais sinistros.

Assim, podemos concluir que o impacto que a Química tem na Sociedade estende-se até às raízes da própria Sociedade. A Química é tudo o que nos rodeia, visível ou invisível, e afeta-nos diariamente quer notemos ou não. Apesar de todo o progresso alcançado, o ser humano continua a ter um enorme potencial e será o uso da Química que irá ditar o nosso sucesso ou a nossa decadência.

 

Webgrafia

https://www.science.org.au/curious/chemistry

https://www.bionity.com/en/encyclopedia/History_of_poison.html

 

Luís Oliveira

Aluno da Licenciatura em Química da Universidade de Évora

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário