A Química Vista por...Raquel Eustáquio



Todos nós sabemos que graças à Química o nosso planeta tornou-se muito melhor para viver, é na química que procuramos a cura para as doenças, e é nesta que continuamos a investir para atingir os objetivos a que ela se propõe, ou seja, encontrar a cura para determinadas doenças (e não só) que até hoje ainda não foram descobertas, embora a medicina já esteja bastante avançada, ainda existe muito para descobrir. A Química é a “ciência das moléculas, da transformação da matéria e da história do ser humano”, como Lavoisier disse “na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”, a química está em tudo no nosso quotidiano, na Terra e no Universo.

Esta tem um papel fundamental na construção de soluções para os grandes desafios da humanidade, ajuda a construir um mundo melhor contribuindo para o desenvolvimento sustentável e abrindo novas possibilidades para a vida no nosso planeta. Na química encontramos hoje as inovações necessárias e progressos para o planeta, os avanços nos cuidados pessoais, no saneamento e na medicina, com todas estas evoluções mudaram a expetativa de vida, hoje em dia vive-se mais e melhor, existe um número cada vez maior de seres humanos para serem alimentados e a química tem contribuído para aumentar a produção dos alimentos.

No nosso corpo ocorrem diversas reações químicas, estas estão em constante transformação o que possibilita o ser humano continuar vivo, sem essas reações não existiria vida.

Atualmente um dos grandes problemas que está a afetar o nosso planeta é a poluição, à cerca deste assunto muitas opiniões se dividem, mas uma coisa é certa, temos de conseguir dar a volta ao planeta, pois todo o lixo como o esgoto doméstico e os resíduos industriais, uma vez despejados em locais incorretos (como o mar, rios, lagos, etc.) provocam grande poluição química, ocorrendo reações químicas que irão prejudicar o solo, a água e o meio ambiente. Com esta poluição vai impossibilitar de haver vida nos rios e nos mares, não havendo vida nestes põe em causa a sobrevivência de vários seres vivos.

Os resíduos tóxicos (como o chumbo, os fenóis, etc.) são considerados os mais agressivos, pois acabam por poluir o ambiente em que vivemos, trazendo muitas consequências para a nossa saúde e podem provocar até mesmo a morte e contaminação permanente de rios e criações de animais. Estes resíduos estão a causar um grande impacto ao meio ambiente, como o aquecimento global que é causado pelo aumento do uso de combustíveis fósseis, pela queima de florestas, etc.

Esta poluição química é o resultado de ações negativas realizadas pelo ser humano, todos estes acontecimentos poderiam ser evitados se o ser humano tivesse mais consciência das suas atitudes. É o ser humano aos poucos que está a destruir o nosso planeta.

A química no seu geral trouxe muitos mais benefícios para o mundo e para a humanidade do que malefícios, embora haja algumas consequências, mas são meros atos que todos sabemos ser da “ignorância” do ser humano.

Hoje em dia já é muito difícil pensarmos no mundo atual sem incluirmos a “Química” na nossa vida.



Raquel Eustáquio | abril 2019

Aluna da Licenciatura em Química da Universidade de Évora


Sem comentários:

Enviar um comentário