A Química é uma ciência fundamental para a sociedade moderna, está presente em praticamente todas as ciências e em todos os aspetos da nossa vida, sendo descrita por Mendes (2011) como “omnipresente em tudo o que nos rodeia” (p.1). Pessoalmente, não tinha noção do quão presente a química é na nossa vida e em como ela é necessária para tudo e mais que desvantajosa é muito benéfica em vários aspetos. Porém, como qualquer recurso poderoso, a química pode ser fatal, especialmente quando é utilizada de forma irresponsável.
A química é frequentemente associada aos impactos negativos por muitos de nós. Está associada à poluição, aos desastres ambientais, à contaminação das águas, etc, ou seja, situações que contribuem para a sua má reputação. No entanto, percebi que esta visão é muito negligenciada, pois como afirma o Prof. João Paulo Leal “a química não está isenta de ter tido algumas páginas negras na sua história, mas (...) é uma fonte de soluções para os problemas” na Palestra “Química e Sociedade: Ligações Perigosas?”. O papel da química é fundamental para a resolução dos desafios globais, desde a saúde à sustentabilidade. Por um lado, os avanços na química permitiram a criação de substâncias prejudiciais, mas por outro, foi graças à química que surgiram as soluções para reduzir os impactos destes.
As desvantagens da química talvez sejam «a ponta do iceberg», apenas a parte mais visível, deixando as vantagens submersas. Os resíduos de todo o tipo espalhados no ambiente, utilização de aditivos nos alimentos e pesticidas, a contaminação ambiental, a libertação de gases poluentes no ar e na água, tudo isto se traduz em graves impactos no aumento do efeito estufa, contaminação dos ecossistemas, a perda de biodiversidade… Consequências da química. Contudo, concordo que esta má imagem da química deve-se ao resultado da sua má utilização ou da “pouca educação dos cidadãos” (p.2), como afirma Corrêa (2011). A produção e o uso indevido de substâncias químicas podem representar riscos para a saúde humana. Certas substâncias químicas utilizadas na indústria e na agricultura podem ser prejudiciais se forem aplicadas incorretamente. Outro ponto muito negativo é, por exemplo, o uso da química para fins destrutivos, como a produção de armas para alimentar as guerras e esta, infelizmente, tem sido um dos grandes problemas da atualidade da má utilização desta ciência.
O problema não está propriamente na química, mas sim no seu modo de utilização: “ligação perigosa é não ligar á química e não perceber o papel central da química na vida” - Prof. João Paulo Leal. A química tanto é destrutiva como benéfica, dependendo da sua aplicação. Por isso, a solução não é negligenciá-la e sim promover o seu desenvolvimento responsável e sustentável.
Quanto às vantagens, muitas! No setor da saúde, a química revolucionou a medicina com o desenvolvimento de medicamentos, como na criação de materiais biomédicos mais inovadores. A sua presença também na indústria alimentar que contribui para a conservação dos alimentos por mais tempo. Os fertilizantes e pesticidas para a agricultura para aumentar a produtividade e a segurança alimentar.
O mesmo acontece no setor ambiental: nos processos da reciclagem, no tratamento de águas residuais, na melhoria da qualidade da água que bebemos, etc. Isto contribui para a preservação dos recursos naturais, bem como o desenvolvimento de tecnologias para reduzir o impacto ambiental das ações humanas. No que diz respeito à energia: o avanço de tecnologias mais limpas e eficientes, como desenvolvimento de baterias, luzes LED, etc. Ou seja, a química está na linha da frente de quase tudo aquilo que nos rodeia com inúmeras vantagens. Como sublinha Mendes (2011) “a Química e o mundo que nos rodeia são indissociáveis. A atividade tecnológica química também envolve riscos como os problemas ambientais que todos conhecemos. Mas não deixa de ser verdade que também é a Química que os ajudará a resolver por implementação de processos químicos e utilização de matérias‐primas mais sustentáveis” (p.3).
Depois de obter esta visão mais alargada, admito que a Química é uma das ciências mais influentes e transformadoras, as suas vantagens são inegáveis. No entanto, os impactos negativos da sua má utilização tem realmente consequências graves. As boas práticas ambientais também são boas práticas na química, cabe à humanidade e à comunidade científica garantir que a química seja usada de forma responsável, aumentando os seus benefícios e diminuindo os seus riscos.
Daniela Reis, Técnica de Educação Ambiental, aluna da Pós-Graduação em
Ambiente, Sustentabilidade e Educação da Universidade de Évora.
Sem comentários:
Enviar um comentário