Como o professor João Paulo Correia Leal afirmou na palestra passada “Química e Sociedade: Ligações Perigosas?” a Química é uma disciplina transdisciplinar que possui uma grande centralidade pois está ligada a outras ciências como, por exemplo, a biologia e a física. Para além de rodear várias disciplinas rodeia também o ser humano estando presente nas mais variadas atividades humanas, desde em atividades do quotidiano como experiências químicas. Como o professor Paulo Mendes escreveu “é pois evidente que a Química e o mundo que nos rodeia são indissociáveis.” É claro, baseado nesta mesma associação, que devemos entender tanto as vantagens como as desvantagens da Química.
É difícil enumerar todas as vantagens que a Química nos trouxe, portanto tentarei mencionar as mais essenciais. Os medicamentos que tomamos para melhorar a nossa saúde e prolongar a nossa vida como por exemplo a aspirina e os antibióticos não existiriam sem a química. Os vegetais que ingerimos, bem como os frutos, são produtos de adubos sintéticos e de pesticidas entre outros produtos químicos. Para além dos frutos e vegetais a indústria alimentar usa aromatizantes, conservantes e corantes para manter ou mudar o sabor dos alimentos, claro que, neste caso, um uso abusivo deste tipo de produtos químicos não seria uma vantagem mas sim uma desvantagem. A Química também contribui para a conservação dos alimentos através de estratégias externas, pois ajuda o frigorífico a manter o sistema de refrigeração funcional. Até os carros que usamos se devem à investigação científica em volta da química que ajudaram na formação das ligas metálicas e do motor. De um modo geral as fibras de carbono, de novo criadas através da ciência química, permitiram a criação de vários tipos de materiais mais resistentes.
Para além das vantagens mencionadas em cima, a química também apresenta certas desvantagens, desvantagens que não são novidade nenhuma para o público geral pois, de certa forma, o lado menos bom da química é bem identificado na comunicação social. Vemos muitas vezes na televisão produtos químicos que acabam por poluir ou degradar o ambiente, como por exemplo a extração de compostos não renováveis que geram impactos ambientais enormes. Para além de afetarem o ambiente e o mundo natural, certos produtos químicos, podem também causar efeitos negativos no ser humano, especialmente quando temos um contacto direto e em excesso com certos elementos químicos. Um estudo da ONU em 2015 apontou para cerca de um milhão de mortes humanas devido a substâncias químicas, valor que tem vindo a crescer.
De certa forma é errado olhar para a Química como uma ciência que apenas trás vantagens e desvantagens, pois a Química é muito mais que substâncias e produtos químicos. A Química é também e sobretudo processos químicos, processos químicos que estão por todo o lado e que nos rodeiam. Estão no ar à nossa volta, quando cozinhamos, lá em cima nas nuvens, dentro de nós e em muitos outros sítios. Nós somos química e a química é vida. A Química tem sido fundamental tanto no desenvolvimento tecnológico como no crescimento do nosso entendimento do mundo que nos rodeia, melhorou a nossa vida e o nosso entendimento próprio. Será também fundamental para o nosso futuro, pois é impossível excluir a química quando se fala em sustentabilidade e progresso.
Luís Botelho Dalle, licenciado em Relações Internacionais e mestrando em Filosofia Prática: Política, Cidadania e Ambiente.