A Química vista por...R. Domingos Pinto



Mas afinal o que é isto da química? Já na antiguidade, no Egito era extraído o ferro e fabricado o vidro. Também já se conhecia o processo de fermentação e eram utilizados corantes para maquilhagens. Por sua vez, na China eram fabricadas porcelanas e pólvora. Por volta do século IX a.C. nasce a alquimia, em Alexandria. Os alquimistas nesses tempos tentavam obter ouro através de diversos metais. O seu grande objetivo seria obter a pedra filosofal que transformaria todos os metais em ouro. Tentavam também preparar o elixir da panaceia, mais conhecido como o remédio universal. Passando pela Idade Média, a civilização árabe era conhecida como a dos alquimistas de sucesso. Mas quando chega a Alquimia à Europa? Ela aparece através de traduções de textos árabes, como ainda hoje se utilizam (por exemplo, álcali). Avançando para o séc. XX, mais propriamente em 1913, Bohr publica o seu modelo da estrutura do átomo, em 1926 Schrodinger publica o seu modelo da estrutura do átomo, modelo que ainda hoje se utiliza. Já em 1953 Watson e Crick descobrem a estrutura do DNA.
Como podemos perceber através do parágrafo anterior, a química não é apenas “fazer bombas” e “rebentar com o laboratório”. A química é uma ciência demasiadamente importante para ser apenas levada como uma brincadeira de laboratório, para juntar dois líquidos que começam a “borbulhar” e a “fazer fumo”.
Química, “by the book” ... “é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia”. A química é fundamental na vida.
Pensemos na nossa saúde... A química está profundamente relacionada com a área da saúde, pois é ela que nos permite estudar os tecidos, estruturas e líquidos internos. A química consegue achar curas para doenças muito atuais e que foram rotuladas como incuráveis, tal como a mortífera doença sexualmente transmissível da SIDA. A química também consegue fabricar medicamentos e vacinas, que nos permitem combater as doenças e epidemias, como é o caso da lepra e da malária, entre muitas outras...
Sinto-me seguro a afirmar que se a química não existisse, a saúde de todos os seres vivos estaria em alto risco. Como iria o médico conseguir receitar um medicamento? Não saberia a sua composição... Não saberia o efeito desses químicos no ser vivo... Não saberia sequer que medicamento receitar e se o mesmo iria ser eficaz...
A química no ambiente também tem um papel fundamental. Permite fazer grandes obras para a manutenção do ambiente. Permite efetuar a reciclagem de materiais para os podermos reutilizar quando já não têm utilidade. Não é apenas através da reciclagem que vamos conseguir reverter todos os danos causados ao ambiente, ao longo destes últimos anos que devido ao crescimento da indústria e a muitos outros fatores ligados ao grande desenvolvimento no final do séc. XIX, têm destruído o nosso planeta. Cabe a cada um de nós, com a ajuda da química, equilibrar esta balança. Ainda tem de ser feito um grande investimento na química verde.
Na minha opinião não é a química que tem a culpa, salvo raras exceções, na grande ameaça ao ambiente e para nós próprios também. A culpa é sim da falta de segurança no manuseamento e trabalho com os produtos químicos e a libertação de resíduos químicos altamente tóxicos e nocivos para a todos nós e o ambiente.
Os perigos da química podem ser profundamente reduzidos se todas as grandes multinacionais que trabalham com resíduos tóxicos e aquelas que não possuem a devida segurança no seu funcionamento tomarem as devidas precauções.
Quando já não existir água potável no planeta para todos nós, o mundo estará perdido e entrará numa guerra extraordinariamente acentuada.
Por enquanto, ainda temos tempo para prevenir esses efeitos no planeta.
Pensemos antes na falta que a química nos faria em vez de a colocar em xeque na praça pública, de a injuriar e criticar... o ser humano tem a caraterística de apenas dar valor a algo quando já não a tem. Eu tenho toda a certeza de que não quero viver num mundo sem química. E tu? Queres fazer parte desse mundo? Por mais desvantagens que existam, como disse, se existir uma boa utilização da química poderemos viver todos em harmonia e paz.


Um forte “Bem-haja” à QUÍMICA.

R. Domingos Pinto | Março 2020
Aluno da Licenciatura em Química da Universidade de Évora

A Química Vista Por… Raquel Silva



Química, Boa ou Má?!

        A Química é, sem dúvida, fundamental no nosso dia-a-dia. Está presente em tudo aquilo que nos rodeia. Nos alimentos que ingerimos, no ar que respiramos, nos produtos que utilizamos, nos medicamentos que tomamos, nas nossas emoções e em todos os objetos que podemos ver ou tocar. Foi graças à Química que o planeta Terra se tornou um planeta com vida. Foi graças à Química que se erradicaram várias doenças e epidemias. É graças à Química, juntamente com outras áreas científicas, que se desenvolvem diariamente, em todo o mundo, medicamentos novos, produtos novos, tecnologias novas, entre muitas outras coisas.
        Mas afinal de contas o que é isto da Química?! A Química pode ser definida como “a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e a sua relação com a energia”. Já dizia Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
        A Química é frequentemente mal “interpretada”. É vista muitas vezes como algo tóxico, algo prejudicial à nossa saúde (alimentos repletos de químicos, pesticidas, explosões, etc). Contudo, na minha opinião, quem a vê desta forma, esquece-se que é nela que se encontra a base de tudo aquilo que nos rodeia, desde o início da história da Terra. O amor, o ciúme, a inveja, a paixão e a infidelidade são emoções que sentimos por ação de neurotransmissores, isto é, mensageiros químicos.
        Uma das grandes vantagens da Química na sociedade atual, a meu ver, é a qualidade de vida que esta nos proporciona. Sem a Química, não existiria vida, não existiriam medicamentos, não existiriam alimentos, não existiriam transportes, não existiriam tecnologias, não existiria nada!
        É na Química que o ser humano está constantemente à procura de soluções para os grandes desafios da humanidade, com o intuito de construir um mundo melhor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e abrindo novas “portas” para a vida no nosso planeta.
        Na minha opinião, a Química não apresenta desvantagens, apresenta sim aspetos menos positivos que devem ser melhorados. Um dos impactos negativos que a Química apresenta na sociedade atual, a meu ver, é o perigo que os produtos químicos nos proporcionam a nós enquanto seres humanos e ao meio ambiente.
        Atualmente, um dos grandes problemas que está a afetar o nosso planeta é a poluição. Será isto uma desvantagem da Química ou do Homem?! Existem opiniões muito distintas no que diz respeito a este tema, mas uma coisa é certa, temos de conseguir dar à volta a isto. A meu ver, a culpa disto não é da Química, mas sim da humanidade. Não é a Química que não faz reciclagem, não é a Química que deita lixo para o chão, não é a Química que utiliza combustíveis para se deslocar, não é a Química que se alimenta diariamente de carne, etc. Diariamente são lançados resíduos tóxicos (como chumbo) para os rios e mares do planeta, prejudicando vários ecossistemas. Estes resíduos causam um grande impacto negativo no meio ambiente, nomeadamente o aquecimento global, que é causado pelo aumento do uso de combustíveis fósseis, pela queima de florestas, pelo consumo de carne, etc.

        Em suma, considero que a Química é uma ciência mais “boa” do que “má”. Apesar de ter alguns aspetos menos positivos, sem ela não existiria vida, não existiria nada daquilo que nos rodeia e que é essencial para a nossa sobrevivência.

Raquel Silva | Março 2020
Aluna da Licenciatura em Química da Universidade de Évora




A Química vista por... Maria Jeremias



Química. O que é a química? Se formos ao dicionário encontramos uma breve definição: “Ciência que estuda a natureza e propriedade dos corpos simples, a ação molecular desses corpos uns sobre os outros e as combinações devidas a essa ação”. Mas será o suficiente para entender esta ciência? Química está presente em todo o lado, na roupa, nos telemóveis, nos alimentos, etc. Mas mesmo assim é difícil conseguir entender o que é a química.
Sem a química, a vida que as pessoas têm seria muito diferente. Coisas simples como uma pasta de dentes, a coisas mais complexas como um carro, não seriam possíveis. A química oferece muitas vantagens, mas também oferece muitas desvantagens.
Se recuarmos a alguns séculos atrás onde não “existia química”, veremos que a diferença é enorme, nessa altura ter certas doenças, que hoje são facilmente tratadas, eram uma sentença de morte, a qualidade da comida não era a melhor e coisas que hoje damos como garantidas, simplesmente não existiam. Com os avanços científicos, em diferentes áreas, foi possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, como por exemplo, com a descoberta de várias formas de produzir medicamentos por via sintética, foi possível prevenir a propagação de várias doenças. Também foi possível criar materiais mais fortes, como o aço, que atualmente é bastante utilizado para diversas coisas, e muitos outros materiais que hoje são indispensáveis. A química ofereceu variados métodos de análise, como por exemplo, a cromatografia, o RMN, o FTIR, etc., que ajudaram bastante a perceber melhor o que nos rodeia. Com estes métodos conseguimos quantificar e caracterizar compostos que de outra maneira não seria possível.
A química está presente em tudo, sem ela não seria possível viver, o simples ato de respirar envolve reações químicas, são muitas as vantagens que esta oferece, mas não nos podemos esquecer das desvantagens.
Como a moeda, a química também tem dois lados, com os avanços científicos não se criaram apenas coisas benévolas, podemos ver o caso da primeira guerra mundial, em que foram utilizados gases tóxicos, deixando a população assustada, ao ponto de terem de utilizar máscaras, em que todos podemos concordar, criaram fotos bastante assustadoras. Infelizmente não existe apenas um caso em que se demonstra as desvantagens da química, podemos enumerar vários acidentes em fábricas que utilizam produtos químicos perigosos, pondo em risco a vida de milhares de pessoas. É caso para dizer que com grande poder, vem uma grande responsabilidade.
Com a química é possível criar um mundo melhor, ajudar a combater doenças, diminuir a poluição, ou mesmo erradicá-la, mas também é possível criar um mundo pior.
Em suma, podemos concordar que a química é essencial à vida, graças a ela podemos assegurar um futuro sustentável. Mas também temos de ter cuidado e ser responsáveis com o seu uso, o conhecimento básico da química pode ajudar muitas pessoas, ou mesmo salvar, mas a falta do mesmo pode pôr em perigo as mesmas pessoas que estamos a tentar ajudar.

O futuro ainda é incerto, mas com a ajuda da química podemos garantir que seja bom.

Maria Jeremias | Março 2020
Aluna da Licenciatura em Química da Universidade de Évora


Química vista por… Joana Neves



A Química é o estudo da ciência que lida com os constituintes da matéria como átomos e moléculas e as suas propriedades, estrutura, comportamento e interações. Visto que, no fim de contas, tudo é feito de químicos, isto faz com que esta seja uma ciência muito importante. Até coisas que estão vivas, como animais e plantas, são feitos de elementos que interagem uns com os outros. Isto significa que a química pode ajudar as pessoas a compreender a interação entre seres vivos e o mundo à sua volta.
A Química utiliza também várias áreas complementares, como a tecnologia e a matemática para executar as suas funções. A combinação de química com a tecnologia, por exemplo, melhora a qualidade de vida ao expandir o conhecimento e ao permitir o acesso a vários recursos físicos e biológicos. A Química é muitas vezes mencionada como ciência central, visto que combina práticas e teorias nos campos de física, matemática, biologia e medicina. Alguma Química é focada em certos aspetos, como a melhoria da qualidade do ambiente ou a criação de medicamentos projetados para combater situações específicas, como transtornos no sistema imunitário e alguns tipos de cancro. A Química cria um conhecimento vasto entre investigadores, cientistas e outros ao introduzir e explorar variados químicos e processos, sendo este conhecimento essencial para a produção de bens e serviços amplamente utilizados em sociedades por todo o mundo, como roupa e material de construção.
Apesar das variadas vantagens que podem ser encontradas, todos os químicos têm propriedades inerentes que podem ser perigosas. Os ingredientes químicos encontrados nos produtos do dia-a-dia são por vezes criticados como sendo prejudiciais à saúde humana. No entanto, apesar de todos os químicos poderem ser descritos por perigo inerente, a mera presença de um ingrediente químico não significa automaticamente que este vai causar prejuízo.
Durante os primeiros dois terços do século XX, a Química era vista por muitos como sendo a ciência do futuro. O potencial dos produtos químicos para enriquecimento da sociedade parecia ser ilimitado. No entanto, cada vez mais (e especialmente na mente do público) os aspetos negativos da Química vieram ao de cima. O despejo de subprodutos químicos em locais de eliminação de resíduos de capacidade limitada resultou em problemas ambientais e de saúde que são motivo de grande preocupação. O uso legítimo de medicamentos para o tratamento de doenças tem sido manchado pelo crescente uso errado de medicamentos que provocam alterações de humor. A mera palavra “químicos” tem sido usada frequentemente num sentido pejorativo. Existe, como resultado, um receio de que a busca e a aplicação de conhecimento químico possam ser vistas como uma exposição a riscos que muitas vezes não compensam os benefícios.

Assim, apesar dos seus perigos e com todas as suas vantagens, é possível concluir dizendo que a Química é essencial na vida de qualquer ser vivo e que sem ela a maior parte das coisas que hoje em dia consideramos indispensáveis não existiria.

Joana Neves | Março 2020
Aluna da Licenciatura em Química da Universidade de Évora


Química vista por… Daniela Fonseca



A Química está presente em tudo! Se olharmos à nossa volta tudo vem da química, e envolve processos químicos, será que conseguimos viver sem Química? Eis a questão…
A química divide-se em vários ramos, os principais são: a química analítica, a química orgânica, a química física e a química tecnológica.
Com o avanço da tecnologia Química, hoje, vivemos com maior conforto e uma melhor qualidade de vida. Basta pensarmos nos medicamentos, foi com o avanço da tecnologia que permitiu o desenvolvimento de novas técnicas e métodos mais eficazes como a cromatografia, a espetroscopia, a fluorescência, a eletroquímica, o RMN, o ICP-MS, a difração de raio-x assim descobriram novos medicamentos, novas vacinas e tratamentos, como por exemplo para o cancro.
Descobriram também pesticidas e fertilizantes para uso agrícola, o que permitiu produzir alimentos à escala atual e alimentar a população a nível mundial, desenvolveu-se a indústria petroquímica através de estudos feitos ao carbono e aos seus derivados. Também a indústria automóvel recentemente criou as baterias de lítio para diminuir a poluição. Os móveis, as tintas, o vestuário, os livros, os produtos cosméticos, o papel tudo tem origem química, e quase me esquecia dos telemóveis, dos tablets e dos computadores que têm origem sintética. O estudo dos metais levou ao desenvolvimento de ligas metálicas que permitiram o desenvolvimento de medalhas, de utensílios de cozinha e decoração, de moedas, de instrumentos de sopro, de peças para a construção de aviões entre outras aplicações. Um mundo sem química é um mundo mais triste e incompleto.
A química está presente no nosso dia a dia o simples facto de comer e beber, envolve uma série de reações fundamentais para viver.
A química tem muitas aplicações, considero que a determinação de metais em alimentos ou bebidas é fundamental, para sabermos se o que comemos contem elementos tóxicos ou não e em que quantidades, o que nos permite fazer escolhas mais acertadas para a nossa alimentação.  Outra aplicação que considero importante é os meios que proporciona aos investigadores para datarem a idade de ossos, dentes ou outro tipo de achados arqueológicos.
A Química desde sempre também teve um impacto negativo em todo mundo pois basta relembrar algumas catástrofes que aconteceram como o desastre de Bhopal, relacionado com a produção de isocianato de metilo, para a produção de pesticidas, o acidente nuclear de Chernobyl, a produção da Talidomida, que foi o pior desastre da indústria farmacêutica, pois era uma mistura racémica, e muitos outros.
A poluição química é um problema com que nos deparamos todos os dias, na minha opinião a culpa não é só da indústria, mas sim do ser humano que com o tempo tem destruído o nosso planeta, os plásticos é um exemplo de poluição que está a destruir alguns ecossistemas, contudo a industria já está a desenvolver métodos para diminuir esta poluição.

Em suma, acho que a química tem um papel muito importante e crucial na nossa vida e não é possível viver sem Química, pois o futuro está na Química.


Daniela Fonseca | Março 2020
Aluna da Licenciatura em Química da Universidade de Évora