A Química vista por...Teresa Loureiro



Tudo é Química!

Tudo o que nos rodeia é constituído por átomos e moléculas. Falar de química é falar das fundações da matéria desde a formação do universo. Do Big-Bang às galáxias, aos sistemas planetários e à atualidade, tudo é química! Dos eletrões aos protões; dos átomos às moléculas; das células aos tecidos; dos órgãos aos sistemas de órgãos; dos organismos à biosfera; à geosfera; à atmosfera e à hidrosfera - a química está em tudo o que existe, constitui os blocos de construção elementares à fundação de tudo o que existe, não só de fundação, mas também de manutenção, uma vez que a química existe numa ciclicidade constante que se renova e se recicla nos ciclos biogeoquímicos, através de processos químicos, onde se incluem os processos metabólicos. Esta ciclicidade constante é observável em todo o universo em contínua transformação.
A imagem da química começa a degenerar-se com os problemas oriundos das atividades industriais do início do século XX. Tornar-se desvantajosa para a ecosfera a partir do momento em que começa a estar em desequilíbrio com os ciclos biogeoquímicos naturais e se torna tóxica. Isto acontece com a sua manipulação e transformação em produtos sintéticos, e com a sua produção excessiva por atividades antrópicas. A química torna-se agressiva para o ambiente quando começa a ter efeitos perversos e imprevisíveis nos processos naturais.
Reconhecer que a química faz parte de tudo, e é a base de existência de tudo o que conhecemos, é fundamental para compreendermos a sua importância e os impactos negativos resultantes da sua má gestão e produção. Quanto melhor compreendermos e conhecermos a química, melhor seremos capazes de compreender tudo o que nos rodeia e mais reduzido será o nosso impacte na ecosfera terrestre. A química verde procura atingir esse objetivo de sustentabilidade, dando a conhecer os ciclos biogeoquímicos e a necessidade de nos integrarmos quimicamente neles, sem poluição e desperdícios, eliminando os processos químicos prejudiciais e substituindo-os por outros menos agressivos, mais sustentáveis, recicláveis e não persistentes.
A compreensão da essência da química permite uma tomada de consciência da interligação holística entre tido o que existe, e poderá conduzir a uma mudança que incida na raiz dos problemas, conduzindo à urgente sustentabilidade. 

"We are all connected; to each other, biologically. To earth, chemically. To the rest of the universe atomically."
Neil deGrasse Tyson


Teresa Loureiro
Licenciada em Ensino da Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Pós-Graduada em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora 


A Química vista por...Lusibetty Trigueiros


Química - Vantagens e Desvantagens
                 
        Em muitas escolas, vários estudantes ainda não conseguem ver a química fora do contexto cientifico, ou seja, a química é visto como sendo uma ciência que esta associada somente as pesquisas de laboratório e produção industrial. Enquanto a nossa vida depende da química. Sem a química nós não existiríamos. Os nossos movimentos, os mecanismos ocorridos nos alimentos que ingerimos proporcionando a nossa saúde e força, o ar que respiramos, tudo isso depende da química. Por este motivo, a química explica diversos fenômenos que ocorrem na natureza, e o resultado dessas pesquisas são utilizados na maioria das vezes em benefício do ser humano.
Actualmente podemos observar os avanços tecnológicos na nossa sociedade, quer no desenvolvimento na produção de alimentos, os objetos que utilizamos para nos comunicarmos, meios de transporte, fabricação de vários medicamentos que têm ajuda na cura de várias doenças assim como os novos métodos de tratamento, dentre vários outros itens. Além disso, muitos produtos químicos são utilizados para evitar que os alimentos se estraguem por acção de bactérias, fungos, bolores, fermentos e reacções químicas, aumentar o seu valor nutritivo, para preservar as suas propriedades físicas e para os tornar mais atractivos. Só foi possível a humanidade alcançar esse nível de evolução graças às contribuições da química.
Ao mesmo tempo, que se observa todas essas transformações e evoluções na qual podemos considerar como a parte positiva da química, também existe um lado de desvantagens a que chamamos de parte negativa da química. Na verdade essa parte só existe porque nós Humanos tornarmos esse mundo maravilhoso como algo nocivo. De facto esse conhecimento vasto sobre a química enquanto não for bem usado, traz várias consequências prejudiciais para as nossas vidas.
Corrêa (2011) menciona que a má imagem da Química resulta da sua má utilização. Para aumentar a economia e o desenvolvimento de um país, tem sido utilizado uma quantidade maior dessas substâncias químicas para produzir esses artigos sem pensar em uma forma mais correta do seu despejo, acabando por haver à dispersão indevida desses resíduos no ambiente que consequentemente levam ao aquecimento global e mudanças climáticas, ao buraco da camada de ozono e à contaminação das águas e solos
``Os aditivos alimentares e os pesticidas são outra fonte de preocupação da sociedade’’ Corrêa (2011). Embora os aditivos alimentares sejam fabricados com a intensão de aumentar a qualidade, disponibilidade e segurança dos alimentos, a preços acessíveis, os aditivos legalmente fabricados com um uso racional a principio não causaria nenhum problema a nossa saúde, mas o que acontece é que existe uma grande produção dessas substancias ilegalmente, sem sabermos se os produtos químicos utilizados são os recomendados bem como a dose.
Um outro assunto que está relacionado com a química, é o uso da energia nuclear. O uso deste tipo de energia ainda gera muitas controvérsias, devido a sua delicadeza. Existem os que defendem o seu uso, pois ela apresenta algumas vantagens como:
·         O uso dessa energia levaria a diminuição da poluição atmosférica em relação a produção de energia elétrica;
·         A instalação das usinas termonucleares seria uma possível solução para muitos países que não dispõem de recursos hídricos que lhes permitam gerar energia elétrica suficiente para satisfazer as suas necessidades.
Em contrapartida o seu uso também apresenta desvantagens como:
Acidente nuclear ou uma bomba nuclear como muitos chamariam, embora a probabilidade de acontecer é muito pequena, infelizmente tivemos certeza que pode ocorrer. Um acidente nuclear causa a contaminação de grandes regiões, que se tornam inabitáveis; acarretaria a contaminação de rios, lagos, solos e lençóis freáticos e causaria a morte de muitas pessoas, animais, plantas. Além disso, a água utilizada para resfriar o vapor durante o fabrico da energia retorna para a sua fonte natural de abastecimento, como rios, lagos e mar. No entanto, ela volta com uma temperatura mais elevada, o que pode provocar poluição térmica, uma vez que diminui a solubilidade de oxigênio na água, comprometendo a vida daquele ecossistema.
Portanto, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico.

Bibliografia
CORRÊA, C. A Química nas nossas vidas. Ciência Hoje (Jornal da Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo). 23 de Junho de 2011.

Paginas consultadas

Lusibetty Trigueiros
Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora

A Química vista por... Emília Grilo


Química: Vantagens e desvantagens

A bioquímica que há em mim fez-me sorrir quando li os artigos disponibilizados pela nossa cara professora. De facto pensar que este este mundo maravilhoso tem origem em entidades microscópicas que fazem parte de tudo e de todos, inclusive deste pensamento, é algo verdadeiramente fascinante. E não há dúvida que os químicos merecem ser aplaudidos por dedicarem a sua bioquímica à pesquisa da química em benefício de todos!
A química é a ciência da matéria e das suas transformações. Oferece os meios para questionar o passado, explorar o presente e criar pontes e soluções para o futuro. Muito do progresso da nossa sociedade deve-se à química. Um mundo sem química seria um mundo sem materiais sintéticos, e isso significa sem telefones, sem computadores, sem cinema, sem aspirina, sabão, champô ou pasta de dentes. Na área da medicina a sua contribuição é imensa.
No entanto, tem duas faces. A má imagem da química está associada à sua má utilização com todos os problemas ambientais e para a saúde humana daí resultantes. O que é realçado nas notícias é a sua utilização negativa. Afinal parece que o problema não está só no uso indevido da química. Falta informação fidedigna e educação da população em geral.

Em relação ao uso e abuso de pesticidas…
De acordo com Corrêa (2011), “ as maiores causas de cancro são o fumo do tabaco, o excesso de álcool, certas viroses, inflamações crónicas e problemas hormonais. A melhor defesa é uma dieta rica em frutos e vegetais”. Ainda de acordo com o mesmo “os resíduos de pesticidas de síntese nos vegetais são insignificantes (se usados de acordo com as instruções) comparados com os resíduos de pesticidas naturais (e produtos da sua decomposição)”.
Mas como sabemos se as instruções são seguidas? A maior parte dos agricultores não segue à risca estas instruções e há sérias dúvidas de que os intervalos de segurança, desde a aplicação dos produtos até à sua colheita, sejam cumpridos. Qual é a entidade que fiscaliza estes alimentos? A ASAE? Por que razão não existe na sua rotulagem uma alusão a resultados de análises efetuadas para despiste de resíduos de pesticidas?
Como eu, muitas pessoas ignoram se os frutos e vegetais que consomem constituem unicamente uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras ou acrescida de outros produtos prejudiciais. No meio de tanta informação contraditória, já não sabemos em quem acreditar. Deveriam ser os químicos honestos e acreditados (que entidade o pode garantir?) a falar da química nas nossas vidas.
Até lá, mesmo consciente de que pode haver aldrabice, opto por consumir produtos biológicos que poderão ter os tais pesticidas naturais mas que pelo menos só têm esses… Os pesticidas naturais mesmo existindo, não causam a mortalidade de inúmeros seres vivos auxiliares e não alteram o equilíbrio dos ecossistemas.
Todos temos de morrer de alguma coisa mesmo com o avanço espetacular da ciência, incluindo a química. A ignorância (pior ainda a premeditada) limita a capacidade de optar por uma vida com qualidade mesmo quando temos de aceitar aquilo que não podemos mudar.

Referências bibliográficas:
Corrêa, Carlos, 2011. Química nas nossas vidas. Ciência Hoje
Mendes, Paulo. Química entre nós. Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Química, Universidade de Évora
The Unesco Courier,2011. Chemistry and life.
Spinning food – How food industry front groups and cover communications are shaping the story of food. Disponível em http://stopogm.net/sites/stopogm.net/upload/abc/SpinningFoodFoE.pdf

Emília Grilo
Licenciada em Engenharia Zootécnica  pela Universidade  de Évora; pós-graduação em Comportamento Animal pelo Instituto Português de Psicologia;

Estudante da pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora


A Química vista por... César Barros



Química - Vantagens e Desvantagens

A investigação na área da química, para além de desvendar os segredos da matéria, tem vindo a proporcionado resultados de grande interesse para o conforto e a qualidade de vida da humanidade, devido a favorecerem o desenvolvimento da Saúde, da atividade industrial, da Agricultura e do Ambiente, entre outras áreas.
Na Saúde é essencial para o estudo do corpo humano (tecidos, estruturas e líquidos internos), para a produção de medicamentos e de vacinas contra as diversas doenças e para a investigação da cura das doenças incuráveis, no caso da bioquímica.
A Química é importante na produção dos diversos bens e produtos (roupa, matérias-primas, etc.), no fabrico de combustíveis e nas áreas alimentar e de produção de produtos químicos, em geral. Os corantes, no fabrico de roupa, os solventes químicos na produção de metais e os aditivos químicos na produção de combustíveis são elementos indispensáveis. Do mesmo modo, na indústria alimentar são essenciais os conservantes, corantes e outros aditivos alimentares, designadamente para aumentarem a duração e o sabor dos alimentos.
Na agricultura e no ambiente a Química desempenha funções de grande importância na alimentação e na sobrevivência das populações. Enquanto na agricultura é essencial para a elevação da produtividade dos solos através da produção de fertilizantes e de pesticidas, no Ambiente a Química permite a reciclagem dos materiais e está a contribuir para a reversão dos danos ambientais causados pelo desenvolvimento industrial e pelo crescimento económico.
Entretanto, a par dos benefícios referidos, a má utilização da Química, o deficiente manuseamento dos produtos químicos e o desrespeito pelos procedimentos de segurança ambiental (ou a sua ausência) na aplicação dos produtos químicos e o despejo de resíduos químicos tóxicos na atmosfera e nos solos, rios e oceanos, estão na origem de gravíssimos problemas de contaminação ambiental.
Para além das principais fontes de contaminação atmosférica serem de origem química os “perigos da Química” mais graves estão relacionados com a elevada poluição das reservas de água doce disponíveis, e dos oceanos, devido ao despejo descontrolado de substâncias e de produtos químicos com origem nos fertilizantes agrícolas, esgoto doméstico e industrial, compostos orgânicos sintéticos, plásticos, petróleo e metais pesados, cuja presença na água não é fácil de determinar e cujos efeitos nocivos, ao longo do tempo, são desconhecidos. Acresce que só existem dados ecotoxicológicos para uma reduzida percentagem do grande número de novos produtos químicos que são descobertos/comercializados todos os anos pela indústria química.
Entretanto, as desvantagens referidas não deverão ser atribuídas à Química mas antes às entidades que desrespeitam as normas e regras de segurança associadas à utilização e à recolha e ao tratamento dos produtos químicos. Por outro lado, existem muitas situações em que são aplicados produtos químicos sem se estudarem as suas características tóxicas, competindo nestes casos, às autoridades ambientais a publicação de legislação e a tomada de medidas impeditivas da comercialização e da utilização desses produtos.
Finalmente, devido à necessidade crescente de alimentos e de medicamentos para assegurar a saúde e a alimentação da população mundial os aspetos importantes da segurança associados à manipulação dos produtos químicos (e à recolha, tratamento, etc.), não devem fazer esquecer que sem os progressos (atuais e futuros) da química não seria (não será) possível assegurar alimentação suficiente para toda a população do planeta.

Queiroz, B. (2011). Desenvolvimento de uma unnidade laboratorial para quantificação de BTX como poluentes atmosféricos, usando microextração em fase sólida. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Zucco, C. (2011). Química para um mundo melhor. Química Nova, 34, nº 5, p. 733.

César Barros

Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Estudante da Pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação | e-learning | Universidade de Évora