A Química vista por... Ana Brito*

http://www.quimica.com.br/pquimica/farmacia-e-biotecnologia/cphi-south-america-2011-participacao-asiatica-domina-a-exposicao/

Assistimos a um crescente aumento do interesse pela preservação do meio ambiente e preocupamo-nos com a escolha de comportamentos adequados. Sabemos que não é possível continuar a retirar da natureza, e a agredi-la simultaneamente.
A Química tem sido entendida como mais uma fonte de poluição ambiental. Mas na verdade a Química é uma presença constante nas nossas vidas, e para além de ser o “remédio” para inúmeras questões de saúde e a solução para muitos problemas - sem ela não existiria vida.
A maioria das pessoas associa a refinação do petróleo e a química pesada de produção de polímeros, tintas, resinas, fertilizantes e outros com um forte impacto ambiental, gerador de quantidades enormes de resíduos, muitos deles tóxicos. Mas importa salientar que na indústria farmacêutica por cada quilo de produto farmacêutico, são produzidas 25 a 100 kg (ou mais) de resíduos. Na indústria química pesada, a geração de resíduos é consideravelmente menor: um a cinco quilos de resíduos por quilo de composto produzido. Verifica-se então um elevado impacto ambiental.

A química vista por... Inês Rodrigues*



http://www.leme.pt/biografias/pasteur/
Os primeiros anos de estudo de um curso de Biologia são compostos pelas ciências elementares à vida, entre as quais se encontra a Química, e dentro desta a Química Orgânica, Inorgânica e a Bioquímica. Por isto, todos os biólogos sabem que sem Química não existe vida. É nas reacções que ocorrem entre as espécies químicas que se encontra a chave do funcionamento do mundo como o conhecemos.
Mas a Química tem uma particularidade fundamental: pode ser repetida pelos seres humanos, e amplamente manipulada para criar novas substâncias, que naturalmente nunca chegariam a existir.
Esta característica permite um desenvolvimento sem limites, aparte dos ditados pela ética.
Digamos que, sem a Química a população humana não teria chegado às proporções actuais - ela acompanha e responde eficazmente ao aumento do ritmo do crescimento populacional: cria antibióticos e vacinas para aumentar a esperança média de vida e diminuir a mortalidade; desenvolve fertilizantes e adubos para aumentar o alimento disponível; descobre pesticidas, herbicidas e fungicidas para combater as pragas que se tentam alimentar desta produção destinada aos humanos; melhora as condições de higiene pela criação de detergentes; cria aditivos alimentares para prolongar, modificar ou melhorar o sabor dos alimentos que ingerimos; torna possível o aparecimento de veículos motorizados, telemóveis, televisões LCD, etc. Não podemos negar as vantagens que traz, em termos de sobrevivência e nível da qualidade de vida, mas quando analisamos o mundo como está hoje, pergunto-me se sabemos discernir o limite entre desenvolvimento sustentável e não sustentável. Nesta perspectiva, a aposta da Química deveria estar mais centrada em criar soluções mais ecológicas e principalmente eficazes na redução do impacto ambiental criado pelo ser humano e pelas suas actividades.

A Química vista por... Ephanie Sacramento*



Berenice Abbott- Light through Prism, Cambridge, Massachusetts, 1958-61


A Arte como veículo para entender a química e reconhecer todas as suas vantagens


De forma a não cometer o erro de criar juízos de valores que possam originar susceptibilidades acerca das vantagens e desvantagens da química, optarei por dar uma leitura bastante singular sobre essa disciplina sem fazer uso de vocabulários específicos, voluntariamente.
É vasta a óptica com que pode ser aplicada, vista e apreciada, mas uma coisa é certa, a química é Tudo. Tanto seja num nível de entendimento profissional ou céptico, é uma ciência exacta, não porque nunca erra mas porque expõe a realidade tal como é, e é desse método de observação do que nos rodeia que devemos acreditar e investir.  Mais que uma ciência, a química é uma forma de entender das a qualquer reacção que aconteça, metendo “Luz” ao incógnito, permitindo também, reconhecer o que é falso de autêntico.
A arte é vista como “uma ponte entre Culturas” (1), isso porque a arte tem a propriedade característica de anunciar o que de mais sensível e silencioso está a acontecer ou por acontecer, funcionando literalmente como avantgarde, e portanto protege acompanhando as comunidades. Quem mais consome “arte” mas informado estará! Mas a arte em si, sem Ciência e sobretudo sem Química nunca poderá fazer sentido, e provavelmente nem existir. Artistas, fazem uso da química porque operam e só esse operar implica um substrato, e.g, os pigmentos, dominar o comportamento dos materiais, e gostaria de dar uma atenção especial aos Minimalistas que quando não excessivamente conceptuais, dedicam a sua pesquisa recorrentemente à Matéria. Ajudam-nos a olhar para os componentes da nossa quotidianidade com discernimento e atenção. Pois além de operarem com a química por excelência, é muito frequente que as instalações sejam compostas por elementos que nos levem directamente ao efeito da “Química” uso comum de feixes de luzes como os Néons, aplicações várias da bioquímica, até mesmo efeitos de combustão ao vivo etc.


A Química vista por... Carina Morgado Ramos*

http://www.qsustentavel.com/2012/08/quimica-verde-desenvolvimento-de.html


Química e a Sustentabilidade


A química está geralmente plasmada nos problemas oriundos das actividades industriais, bem como, associada a compostos sintéticos nefastos para a saúde humana. Para tal reputação contribuíram, ao longo da história, episódios como a destruição atómica em Hiroshima e Nagasaki, a tragédia nuclear da explosão de um reactor na central de Chernobyl (1986) ou o Acidente de Bhopal (1984), Índia, em que ocorreu a libertação de gases tóxicos para atmosfera na fábrica Union Carbide, considerado o pior acidente químico da história. O próprio uso de termos que têm associados uma grande carga negativa, como por exemplo "quimioterapia", contribuiu para a "conotação negativa da química". No entanto, importa ter presente que a química faz parte de nós, está em todo o lado e vai para além desta visão reducionista "que tudo o que é químico é mau".
Recuando no tempo, olhando para a demografia, rapidamente constatamos que antes da Revolução Industrial (meados do século XVIII), a população crescia exponencialmente, mas a taxa era baixa e irregular, que se caracterizada por taxas elevadas de natalidade e mortalidade; mas a partir de meados do século XVIII, verificou-se o crescimento da população de forma acelerada, chegando à marca dos 7 biliões em 2011. Pode afirmar-se que a química contribuiu grandemente para este crescimento populacional, pela introdução de "inovações" que diminuíram a taxa de mortalidade e elevaram a esperança de vida.

A Química vista por... Perpétua Pereira*


http://pt.dreamstime.com


Despertar para a Química


A Química é uma “arte” da ciência, estuda as substâncias, as suas propriedades, a sua composição e ainda as suas transformações.
O seu campo de interesse é muito amplo, envolve quase todas as ciências pois muitas disciplinas estão interligadas à Química.
É uma das ciências fundamentais nos dias de hoje, ao proporcionar um conhecimento indispensável para satisfazer as necessidades por exemplo na saúde, no ambiente, na agricultura, na alimentação, nos novos materiais etc.. é uma forma de dar resposta a muitas das interrogações que nos surgem no dia-a-dia.
Mas, as palavras “química” e “químicos” são entendidas pela grande maioria das pessoas, como sinónimo de tóxico, poluente, insalubre. Tudo à nossa volta, na natureza e fora dela é constituído por “químicos” e dificilmente encontramos algo que não tenha resultado desses processos químicos. Embora muito do progresso da sociedade se deva à química, é habitual realçar mais a parte negativa que resulta duma má utilização da química, difundindo-se a ideia de que é natural é bom e o que é sintético (os químicos) é mau. Está na base da vida e faz parte integrante da sociedade moderna por vezes de forma surpreendente.
A importância que a ciência tem na sociedade é reiteradamente referida por alguns investigadores, através de afirmações que têm subjacente a ideia de que a ciência e a tecnologia têm um papel insubstituível na construção da sociedade do conhecimento.


Uma Química entre Nós




"Uma Química entre Nós" é um projeto integrado no Programa Escoher Ciência: da Escola à Universidade (Ciência Viva) que visa promover a aproximação entre os ensinos secundário e superior, numa perspectiva de partilha de recursos e de estímulo ao prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.


Este projeto tem como grande objetivo desencadear a motivação dos alunos, proporcionando-lhes simultaneamente aprendizagens que vão ao encontro dos conteúdos abordados nas disciplinas que contêm uma componente de Química.
Desenvolve-se em três vertentes fundamentais:
 
• A realização de atividades experimentais e palestras que se enquadram em áreas temáticas diversas;

• A dinamização do blogue “Química para Todos” onde serão publicados textos e trabalhos realizados pelos alunos com a supervisão científica dos elementos da equipa;

• A promoção de um concurso denominado “Uma Química entre nós”, em que os alunos participantes deverão elaborar um trabalho cujo tema central seja a Química e a sua importância na vida quotidiana.


Este projeto promovido pelo Centro de Química e Departamento de Química da Universidade de Évora, a decorrer até julho de 2014, conta com a parceria de várias Escolas Secundárias da região do Alentejo, nomeadamente, Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro (Vila Viçosa), Escola EB 2,3/S de Cunha Rivara (Arraiolos), Escola Secundária André de Gouveia (Évora), Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), Escola Secundária de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo), Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora) e Escola Secundária Severim de Faria (Évora).

Os alunos do ensino secundário (10°, 11° e 12° Ano) das escolas parceiras do projeto têm a possibilidade de realizar um conjunto diverso de atividades experimentais, nos laboratórios do DQUI da Universidade de Évora, que lhe permitem, por um lado, um contacto real com o mundo universitário e, por outro, a possibilidade de utilizar técnicas e métodos, não disponíveis nas Escolas Secundárias, aumentando o seu nível de conhecimentos e o seu gosto pelas ciências experimentais, mais concretamente, pela Química.



Atividades Experimentais
Docentes Responsáveis
Obtenção do princípio ativo de um medicamento: Aspirina® no laboratório
Cristina Galacho, Paulo Mendes, António Teixeira
Doseamento do teor de açúcares em bebidas comerciais
Cristina Galacho
Extração da cafeína
Margarida Figueiredo, Paulo Mendes
Síntese de aromas de frutos
Margarida Figueiredo, Paulo Mendes
CSI por um dia, à descoberta do crime
João Nabais
Polímeros – Cristalinos, Amorfos ou Semi…?
Paulo Mourão
Compósito Magnético com aplicação ambiental
Paulo Mourão
Produção e Aplicação de um Isolante Térmico
Paulo Mourão

Estes alunos têm ainda a possibilidade de assistir a palestras sobre temáticas atuais da Química, proferidas por Docentes da Universidade de Évora nas Escolas Secundárias que frequentam, promovendo-se desta forma a interação entre as Escolas e a Universidade.


Palestra
Docente Responsável
Química e a Vida
António Teixeira
Química Verde
Cristina Galacho
Segurança em Laboratórios Químicos: Novos Pictogramas de Perigo
Cristina Galacho
Cortiça, um novo material?
Paulo Mourão
Polímeros, passado, presente e futuro
Paulo Mourão
Crime na sala de Aula
João Nabais
A Eletroquímica é… Surpreendente
Jorge Teixeira
Corrosão Metálica: Um Fenómeno Sério e Perigoso
Jorge Teixeira

Neste projeto está ainda prevista a realização de um concurso intitulado “Uma Química entre Nós” cujo período de candidaturas decorre até 15 de Maio. Os participantes podem concorrer com trabalhos de natureza diversa nomeadamente, monografias, apresentações multimédia (documentários em vídeo, áudio, etc.), ferramentas web (sites, blogues, etc.), conceção, realização e descrição de experiências ou apontamentos performativos (dramatização, coreografias, etc.) em que o tema central é a Química e a sua importância no dia-a-dia.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em:


Por
Cristina Galacho e Margarida Figueiredo*
* Profs. Dep. Química da ECTUE e Centro de Química de Évora (CQE)
 
Publicado no Jornal "Registo", Ed. 251 de 30/04/2014