Uma Química entre Nós




"Uma Química entre Nós" é um projeto integrado no Programa Escoher Ciência: da Escola à Universidade (Ciência Viva) que visa promover a aproximação entre os ensinos secundário e superior, numa perspectiva de partilha de recursos e de estímulo ao prosseguimento de estudos em áreas científicas e tecnológicas.


Este projeto tem como grande objetivo desencadear a motivação dos alunos, proporcionando-lhes simultaneamente aprendizagens que vão ao encontro dos conteúdos abordados nas disciplinas que contêm uma componente de Química.
Desenvolve-se em três vertentes fundamentais:
 
• A realização de atividades experimentais e palestras que se enquadram em áreas temáticas diversas;

• A dinamização do blogue “Química para Todos” onde serão publicados textos e trabalhos realizados pelos alunos com a supervisão científica dos elementos da equipa;

• A promoção de um concurso denominado “Uma Química entre nós”, em que os alunos participantes deverão elaborar um trabalho cujo tema central seja a Química e a sua importância na vida quotidiana.


Este projeto promovido pelo Centro de Química e Departamento de Química da Universidade de Évora, a decorrer até julho de 2014, conta com a parceria de várias Escolas Secundárias da região do Alentejo, nomeadamente, Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro (Vila Viçosa), Escola EB 2,3/S de Cunha Rivara (Arraiolos), Escola Secundária André de Gouveia (Évora), Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), Escola Secundária de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo), Escola Secundária Gabriel Pereira (Évora) e Escola Secundária Severim de Faria (Évora).

Os alunos do ensino secundário (10°, 11° e 12° Ano) das escolas parceiras do projeto têm a possibilidade de realizar um conjunto diverso de atividades experimentais, nos laboratórios do DQUI da Universidade de Évora, que lhe permitem, por um lado, um contacto real com o mundo universitário e, por outro, a possibilidade de utilizar técnicas e métodos, não disponíveis nas Escolas Secundárias, aumentando o seu nível de conhecimentos e o seu gosto pelas ciências experimentais, mais concretamente, pela Química.



Atividades Experimentais
Docentes Responsáveis
Obtenção do princípio ativo de um medicamento: Aspirina® no laboratório
Cristina Galacho, Paulo Mendes, António Teixeira
Doseamento do teor de açúcares em bebidas comerciais
Cristina Galacho
Extração da cafeína
Margarida Figueiredo, Paulo Mendes
Síntese de aromas de frutos
Margarida Figueiredo, Paulo Mendes
CSI por um dia, à descoberta do crime
João Nabais
Polímeros – Cristalinos, Amorfos ou Semi…?
Paulo Mourão
Compósito Magnético com aplicação ambiental
Paulo Mourão
Produção e Aplicação de um Isolante Térmico
Paulo Mourão

Estes alunos têm ainda a possibilidade de assistir a palestras sobre temáticas atuais da Química, proferidas por Docentes da Universidade de Évora nas Escolas Secundárias que frequentam, promovendo-se desta forma a interação entre as Escolas e a Universidade.


Palestra
Docente Responsável
Química e a Vida
António Teixeira
Química Verde
Cristina Galacho
Segurança em Laboratórios Químicos: Novos Pictogramas de Perigo
Cristina Galacho
Cortiça, um novo material?
Paulo Mourão
Polímeros, passado, presente e futuro
Paulo Mourão
Crime na sala de Aula
João Nabais
A Eletroquímica é… Surpreendente
Jorge Teixeira
Corrosão Metálica: Um Fenómeno Sério e Perigoso
Jorge Teixeira

Neste projeto está ainda prevista a realização de um concurso intitulado “Uma Química entre Nós” cujo período de candidaturas decorre até 15 de Maio. Os participantes podem concorrer com trabalhos de natureza diversa nomeadamente, monografias, apresentações multimédia (documentários em vídeo, áudio, etc.), ferramentas web (sites, blogues, etc.), conceção, realização e descrição de experiências ou apontamentos performativos (dramatização, coreografias, etc.) em que o tema central é a Química e a sua importância no dia-a-dia.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em:


Por
Cristina Galacho e Margarida Figueiredo*
* Profs. Dep. Química da ECTUE e Centro de Química de Évora (CQE)
 
Publicado no Jornal "Registo", Ed. 251 de 30/04/2014